O Chefe da ULA Afirma Que o 'Foguete Vulcan' Está Pronto Para Múltiplos Lançamentos em 2025

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: United Launch Alliance (ULA)
O impulsionador do primeiro estágio do Vulcan é içado para a Vertical Integration Facility-G (VIF-G), adjacente ao Space Launch Complex-41 na Estação Espacial da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. O foguete lançará a missão USSF-106 para a Força Espacial dos EUA.
 
No dia de ontem (06/03), o portal SpaceNews noticiou que o presidente e CEO da United Launch Alliance (ULA), Tory Bruno, expressou confiança na capacidade de sua empresa de atingir metas de lançamento ambiciosas para seu novo Veículo Vulcan Centaur, apesar de o foguete ainda aguardar a certificação final da Força Espacial dos EUA, após uma anomalia durante seu segundo voo de demonstração em outubro de 2024.
 
"O Vulcan está no caminho certo, na verdade, foi um desenvolvimento bastante limpo", disse Bruno no podcast "Space Minds", apresentado pela SpaceNews.
 
 
Bruno compartilhou que a ULA tem seis foguetes Vulcan atualmente em produção, aguardando a decisão da Força Espacial para liberar o veículo para missões de segurança nacional no espaço, refletindo o compromisso da ULA em manter a prontidão, apesar dos atrasos na certificação. "Eu nunca parei de construir foguetes enquanto resolvíamos essas questões", disse Bruno. "Na verdade, tenho um estoque. Tenho tipo seis Vulcans. Tenho mais de uma dúzia de Atlases. Tenho motores de foguetes sólidos, aos montes."
 
Durante o segundo voo do Vulcan, um dos propulsores sólidos do foguete perdeu um bocal — um problema que Bruno insistiu ter tido um impacto mínimo no desempenho do lançamento.
 
"A única coisa que você pode perder de um motor de foguete sólido e não se preocupar muito. E o foguete não se importou nem um pouco. O Vulcan foi uma fera. Ele simplesmente voou por cima disso", explicou Bruno. "Foi um impacto menor na energia total do foguete."
 
Ele disse que a ULA e o fornecedor de propulsores sólidos Northrop Grumman realizaram um teste de disparo estático bem-sucedido de um propulsor sólido GEM-63XL no mês passado, na instalação da Northrop em Promontory, Utah, como parte da investigação sobre a anomalia.
 
O Vulcan Centaur, que estreou em janeiro de 2024, é um componente crítico do programa National Security Space Launch (NSSL) Fase 2. A ULA foi selecionada em 2020 como um dos principais fornecedores de lançamentos para missões de satélites militares e de inteligência até 2027. Até que essa certificação seja concluída, a SpaceX é o único fornecedor a realizar missões NSSL.
 

A primeira missão NSSL agendada para o Vulcan é a USSF-106, que transportará um satélite de navegação da Força Aérea conhecido como NTS-3, fabricado pela L3Harris. A ULA vinha se preparando para esse lançamento no início do ano, mas devido aos atrasos na certificação, precisou desmontar o propulsor Vulcan em sua Vertical Integration Facility na Estação Espacial da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, para acomodar um foguete Atlas 5.
 
A Força Espacial dos EUA afirmou que espera que o Vulcan lance 11 missões de segurança nacional neste ano. Bruno destacou que há uma imprevisibilidade inerente aos cronogramas de lançamentos de segurança nacional, observando que "cerca de metade das espaçonaves acaba precisando se mover para a direita, e elas se movem muito para a direita."
 
"Sabemos à medida que o ano avança quantos satélites estarão onde precisam estar", disse ele, acrescentando que as entregas de cargas úteis NSSL frequentemente são adiadas "porque são tecnologias muito sofisticadas."
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários