Avião Espacial Militar dos EUA Completa a Sua '7ª Missão', Incluindo Manobras Orbitais Avançadas

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: Força Espacial dos EUA
A Missão 7 do Veículo de Teste Orbital X-37B da Força Espacial dos EUA pousou na Base da Força Espacial de Vandenberg, Califórnia, em 7 de março de 2025.

No dia de ontem (07/03), o portal SpaceNews noticiou que o secreto Avião Espacial X-37B pousou na Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, no mesmo dia 7, concluindo sua sétima missão após passar mais de 434 dias em órbita, anunciou a Força Espacial dos EUA.
 
De acordo com a nota do Portal, Designada Veículo de Teste Orbital-7 (OTV-7), a espaçonave autônoma foi lançada em 28 de dezembro de 2023, marcando vários marcos para o programa – incluindo seu primeiro voo a bordo do foguete Falcon Heavy da SpaceX e operações em uma órbita altamente elíptica da Terra (HEO).
 
“A Missão 7 abriu novos caminhos ao demonstrar a capacidade do X-37B de realizar de maneira flexível seus objetivos de teste e experimentação em diferentes regimes orbitais”, disse o Chefe de Operações Espaciais, General Chance Saltzman, em uma declaração após o pouso.
 
A Força Espacial considera a missão particularmente significativa pela demonstração de manobras de aerofrenagem – uma técnica que utiliza o arrasto atmosférico durante várias passagens orbitais para alterar a trajetória da espaçonave enquanto conserva combustível. Essa capacidade oferece vantagens táticas que se alinham com o foco crescente da Força Espacial em conscientização sobre o domínio espacial e agilidade orbital.
 
A capacidade de aerofrenagem dá essencialmente ao X-37B um modo furtivo para mudanças orbitais sem assinaturas visíveis de propulsão que possam ser detectadas por adversários.
 
A missão também incorporou experimentos da NASA e realizou testes de conscientização do domínio espacial, projetados para coletar dados sobre manobras orbitais. Espera-se que esses testes informem o desenvolvimento de capacidades espaciais de próxima geração e melhorem a compreensão da Força Espacial sobre como vários sensores e sistemas de rastreamento funcionam ao monitorar espaçonaves em diferentes regimes orbitais.
 

O programa X-37B, gerido conjuntamente pelo Escritório de Capacidades Rápidas do Departamento da Força Aérea e pela Força Espacial dos EUA, com a Boeing fornecendo a espaçonave e o suporte da missão, tem servido como uma plataforma para testes militares secretos e experimentos espaciais civis. Embora muitos detalhes da missão permaneçam confidenciais, a Força Espacial tem compartilhado gradualmente mais informações sobre o papel do programa no desenvolvimento de novos conceitos para operações espaciais.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários