PPA - 2012-2015, Um Documento, ou Papel Higiênico ?
Olá leitor!
Uma das funções do blog é buscar a notícia onde ela
estiver, isso cobra dedicação, conhecimento e evidentemente tempo, por isso a insensibilidade
de nossos leitores quanto as nossas campanhas, ai incluídos aqueles que se
comprometeram e não cumpriram sua promessa, me deixou muito triste e sem
esperança, fazendo-me pensar se deveria ou não escrever essa artigo trazendo
notícias sobre o PEB que não são encontradas em outros sites e blogs da vida.
Entretanto, em respeito a aqueles que de alguma forma tem
contribuído para o nosso trabalho, resolvi trazer as informações abaixo, mas
essa situação me fez refletir novamente se devo ou não continuar com o blog, afinal
já que enquanto me dedico quase que exclusivamente a satisfazer o interesse de
todos nossos leitores, não existe a compreensão da maioria de vocês que, para
que isso aconteça existe um custo que não é só financeiro.
Diante disso, e em respeito a todos nossos colaboradores,
aos participantes de nossas campanhas, aos 25 participantes que confirmaram
suas participações na Campanha de Manutenção do Blog, especialmente aos 5
colaborados que contribuíram com R$ 50,00 (o que seria segundo o que foi
proposto inicialmente referente a cinco meses de colaboração) estenderemos até
o dia 31/10/2013 a permanência do blog online. Assim sendo, quem ainda quiser
fazer contribuição, sugiro que faça até o mês de outubro, pois a partir daí não
daremos mais prosseguimento com o nosso trabalho. Feito esse esclarecimento, vamos ao
trabalho.
Bom leitor, navegando na net descobrir um interessante
documento do tal MPOG - Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (não
canso de observar como é bonito esse nome) intitulado “Plano Mais Brasil (PPA) 2012-2015
- Relatório Anual de Avaliação Ano Base
2012”, documento esse que além de avaliar as atividades no ano de 2012, traça o planejamento desse ministério com relação as Políticas de Soberania, Território e Gestão e Programas
de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado no período 2012-2015. Vale dizer que
o documento foi apresentado em Brasília em maio de 2013.
Ora, evidentemente como não poderia deixar de ser, o
documento aborda também a partir da página 131 a Política Espacial Brasileira, trazendo interessantes metas
a serem atingidas, as quais algumas certamente são metas que já 'desceram o ralo' com o Orçamento da AEB enviado ao Congresso pelo próprio MPOG em janeiro desse
ano. Note como as coisas são feitas sem qualquer planejamento e gestão (apesar
do belo nome do órgão) num total descontrole e sem qualquer compromisso de
seguir esse documento gerado pelo próprio órgão. Uma beleza, BRAZIL ZIL ZIL ZIL
em plena Copa das Confederações, tendo a sua PresidentA “Companheeeira”, líder de
toda essa festa, sendo copiosamente vaiada em uns dos estádios construídos por
ela, espelho de uma nação que não tem identidade, pois seu povo não tem a
mínima ideia do que seja cidadania e o resultado, não poderia ser outro.
Abaixo trago para você leitor algumas das Metas previstas
para 2013 por esse documento sem valor
que nem como papel higiênico serve:
“*Lançar
40 Foguetes Suborbitais e de Treinamento - Data
de Referência: 31/12/2012
Análise Situacional da Meta
Em 2012, o
Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) foi responsável pelo lançamento de
cinco foguetes
suborbitais (Operações): um VS-40 (SHEFEX 2); um VSB-30 (MASER 12) e; três
VS-30/Orion (HiFire 3, Hifire 5 e INPE 14).Os foguetes de treinamento FTI e FTB
são de responsabilidade do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e do Centro
de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), tendo sido lançados 13 foguetes
pelo CLA, sendo 7 de
treinamento intermediário e 6 de treinamento básico, e 10
foguetes pelo CLBI, sendo um de treinamento intermediário e 9 de treinamento
básico.
Para 2013, está programado o lançamento de um foguete
VS-30/ORION, um VS-40M, cinco VSB-30 (lançados da Suécia), cinco foguetes de
treinamento básico e quatro foguetes de treinamento intermediário.”
Esclarecimento:
Quanto ao VS-30/Orion citado acima, creio que se refira a mesma operação que
estaria sendo planejada entre o IAE e o Centro
de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) para o segundo semestre de
2013, segundo nos informou o Cel. Av. Marco
Antônio Vieira de Rezende, diretor do CLBI, em entrevista recente ao
blog.
Já o voo do VS-40M,
esse é de conhecimento de todos que se trata da operação de lançamento do “SARA
Suborbital I”, que felizmente será realizada em algum momento do segundo
semestre desse ano.
Quanto aos cinco voos
do foguete VSB-30 citados no documento, na realidade estão previstos quatro (Operações
TEXUS 50 e 51, HIFIRE 7 e Cryofenix), não só para ser lançados da Suécia, como
também da Noruega, sendo que a Operação TEXUS 50 já foi lançada esse ano com
sucesso da Base de Esrange, na Suécia.
Além disso, estão
previsto ainda o voo de dois foguetes VS-30/Orion (Operações Scramspace I e
ICI-4) da Base de Andoya, na Noruega, e dois foguetes VS-30 (Operações WADIS I
e Mapheus-4), sendo a primeira da Base de Andoya e a segunda da Base de
Esrange.
“* Ter Empresa Nacional Certificada Para
Produção do Foguete Suborbital VSB-30
Análise Situacional da Meta
Foram concluídos
todos os estudos, especificações técnicas e módulos de fabricação. A próxima
etapa do processo de certificação, a ser executado pela AEB, será a contratação
de um estudo de viabilidade jurídica, econômica e técnica, que permita o lançamento
do edital para a contratação do integrador (indústria) para exploração do
negócio de serviços de microgravidade.”
Esclarecimento: Não tenho a mínima informação sobre o
cumprimento dessa meta ou do seu atual andamento, pois a AEB não divulgou até o
momento nada sobre ela, o que é uma pena.
“*Tornar a Usina de Propelentes
Cel. Abner Capaz de Atender às Necessidades de Suprimento de Propelentes Sólidos
do Veículo Lançador VLM-1
Análise
Situacional da Meta
Em 2012, foram feitos estudos e levantamento das
necessidades de aquisições e serviços, bem como as readequações a serem
implantadas na Usina Cel. Abner para atender às necessidades de suprimento de
propelentes sólidos do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1).
A estratégia industrial estabelecida para o VLM-1 foi
alterada e atualmente preconiza que esta demanda seja prioritariamente atendida
pela indústria nacional. Assim, os investimentos na Usina dependerão da
implementação dessa estratégia."
Esclarecimento: Da mesma forma não tenho a mínima informação sobre o
cumprimento dessa meta ou do seu atual andamento, mas desconfiamos que tenha
andado muito pouco.
“* Voo de Qualificação do VLM-1 Realizado Até 2015
Análise Situacional da Meta
Em 2012, foram realizadas a Revisão Preliminar de Requisitos
(PRR), a Revisão da Definição da Missão (MDR) e a Revisão de Requisitos de Sistema
(SRR) do projeto. O Modelo de Engenharia do motor S50 (o qual será o maior
motor a propelente sólido desenvolvido
no Brasil) está sendo utilizado para avaliar possíveis dificuldades e permitir
um ajuste ou melhoria do projeto. Com o
término desta fase de concepção, o VLM-1 entra na fase de projeto.”
Esclarecimento: As informações que tenho dão
conta que o fluxo de recursos para o desenvolvimento desse motor não tem sido o
adequado, colocando assim em risco a meta de lançar o VLM-1 até 2015. (Nos
ajude assinando a nossa “Petição Pública da Missão VLM-1/ITASAT-1”).
“*Voo Tecnológico XVT-01 (VSISNAV) Realizado Até
2012
Análise Situacional da Meta
O voo tecnológico XVT-01 (VSISNAV) é um ensaio do veículo,
com os dois primeiros estágios do VLS ativos, cujo objetivo principal é testar o
sistema de navegação desenvolvido pelo IAE (SISNAV). Esse voo depende do teste
do sistema de redes elétricas e
integração com a torre móvel no CLA (MIR – "Mock-up" de Interface de
Redes). Em 2012,
foi realizada a
Operação Salina, como parte da preparação da MIR. Foram fabricados vários itens
mecânicos, outros em
processo de
licitação para fabricação. Os itens eletrônicos estão em processo de desenvolvimento,
sendo que foi
realizada em
outubro de 2012 a revisão crítica de projeto (CDR) com a empresa Mectron EIC
Ltda.
Em razão das dificuldades de natureza jurídica, que
postergaram a assinatura de contratos pelo IAE, e institucional, o veículo
XVT-01 (VSISNAV) estará pronto em fins de 2013, com lançamento programado para
2014.”
Esclarecimento: Mentira, o
que não permitiu o cumprimento dessa meta em 2012 foi a não liberação por esse
governo desastroso dos recursos financeiros solicitados pelo IAE dentro do
cronograma pré-estabelecido, e assim a assinatura de contratos com as
empresas participantes tiveram de ser postergados pelo instituto, atrasando
assim o lançamento do VLS-1 VSISNAV.
“* Voo Tecnológico XVT-02 Realizado Até 2013
Análise Situacional da Meta
O voo tecnológico XVT-02 é um ensaio do veículo completo,
com quatro estágios do VLS ativos, com carga útil tecnológica, cujo objetivo
principal é testar o conjunto dos vários subsistemas que integram o veículo
lançador. O cumprimento da meta depende do sucesso do voo tecnológico XVT-01
(VSISNAV).
Em 2012, foi realizada a aquisição, no exterior, de
equipamentos eletrônicos para a rede elétrica de segurança do veículo. Em razão
das dificuldades de natureza jurídica, que postergaram a assinatura de
contratos pelo IAE, e das escolhas orçamentárias tomadas, o lançamento do voo
tecnológico XVT-02 foi reprogramado para ocorrer somente em 2016.
No biênio 2014-2015 deverá ocorrer o desenvolvimento da rede
elétrica completa do foguete. Com isso será possível ter o veículo pronto até o
final de 2015, para lançamento em 2016.”
Esclarecimento:
Volto a insistir que esse documento está faltando com a verdade, e da mesma
forma que no caso do VLS-1 VSISNAV, a culpa pelo atraso cabe a esse desastroso
governo que por três anos consecutivos vem boicotando do Programa VLS não
permitindo que o IAE cumpra o cronograma previsto no final do Governo LULA. A
informação de que o lançamento do VLS-1 XVT-02 fica assim para o ano de 2016,
começa a colocar esse voo no campo da Ficção Científica.
“* Voo de Qualificação do VLS-01 V04 Realizado Até
2013
Análise Situacional da Meta
Todas as ações voltadas para o desenvolvimento do XVT-01 e
do XVT-02 contribuem para o lançamento do VLS-01 V04. Para que este ocorra,
faz-se necessário ter sucesso nos dois lançamentos anteriores. Com o lançamento
do XVT-02, o veículo estará qualificado, permitindo assim o voo do VLS-01 V04
portando uma carga útil real.
A produção do veículo
VLS-01 V04 deverá durar aproximadamente dois anos após o lançamento do XVT-02
em 2016. Nesse sentido,
a data precisa
do lançamento do VLS-01 V04 somente poderá ser definida com a concretização do
voo do XVT-02, atualmente prevista para 2016.”
Esclarecimento: Uma vergonha, uma brincadeira de gente
irresponsável e inconsequente que levará esse Programa a não ter fim. Se o VLS-1
XVT-02 já começou a entrar no campo da Ficção Científica, o VLS-1 V04 já está
lá há muito tempo. Sinceramente não acredito mais nesse projeto e muito menos
no VLS Alfa e Beta. Creio que a única saída é o VLM-1, que infelizmente não
atenderá todas as nossas necessidades, abrindo assim espaço para o
tóxico Cyclone-4, pelo menos até enquanto esse desastroso acordo com a Ucrânia durar.
E assim esse documento segue apresentando as metas da
Política Espacial Brasileira que não continuarei citando por serem muitas, e por que o artigo
já está bastante extenso. Caso o leitor queira verificar o documento in loco
clique aqui.
Duda Falcão
Vergonha!! O povo já não aguenta tanta asneira! E ao invés de começar a levar seu trabalho a sério ainda continuam com seus planos de revanchistas. A única sorte de Dilma são as eleições estarem próximas, e boa parte dos manifestantes só não fizeram o Impeachment ainda por causa disso. Essa corja petista tirando sarro com a cara da população, roubando livremente, colocando ministros condenados no poder na maior cara de pau, e agindo em vingança contra o exército...
ResponderExcluirJá não dá para esconder e o povo se indignou. Se continuarem com mais ações dessas não irão durar nem 1 ano. O programa espacial pode não ser tão conhecido, mas com certeza isso não será exclusivo, e parece que ao invés de tomar medidas responsáveis estão metendo pimenta para ver até onde a coisa vai. Vamos aguardar que outras asneiras virão por aí!
A campanha da manutenção do blog tinha a melhor das intenções.É uma pena que ela não deu o resultado esperado.
ResponderExcluirMas o blog será deletado?
Eu seu Elison, e lhe agradeço.
ExcluirNão, não será deletado, pelo menos por um bom tempo.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)