O Brasil e o Cherenkov Telescope Array (CTA)

Olá leitor!

Poucos sabem, mas o Brasil está envolvido em um projeto internacional que visa a construção de um Observatório Astronômico de Raios Gama chamado “Cherenkov Telescope Array (CTA)”.


O observatório que será constituído por dois sítios, um no hemisfério norte, e o outro no hemisfério sul, é fruto de um consórcio formado por mais de 1000 membros que trabalham em 27 países do mundo. São eles:

* África do Sul;
* Alemanha;
* Argentina;
* Armênia;
* Áustria;
* Brasil;
* Bulgária;
* Croácia;
* Eslovênia;
* Espanha;
* Estados Unidos;
* Finlândia;
* França;
* Grécia;
* Holanda;
* Índia;
* Irlanda;
* Itália;
* Japão;
* México;
* Namíbia;
* Noruega;
* Polônia;
* Reino Unido;
* República Checa;
* Suécia; e
* Suíça.

No Brasil, os pesquisadores envolvidos estão ligados a três instituições governamentais, ou seja, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), instituição essa ligada diretamente ao MCTI.

O Projeto do CTA é uma iniciativa que visa construir a próxima geração de instrumentos de raios gama de energia muito alta baseado em solo. Ele servirá como um observatório aberto a uma ampla Comunidade Astrofísica, e irá proporcionar um profundo conhecimento sobre o universo não térmico de alta energia.

Vídeo sobre o projeto CTA

Diante dessa iniciativa, o Diário Oficial da União (DOU) de hoje (23/05) publicou um Despacho do Ministro Marco Antônio Raupp, autorizando o pesquisador do CBPF, ULISSES BARRES DE ALMEIDA, a viajar aos EUA no período de 22/05 a 02/06 para participar de reunião de trabalho do Projeto CTA. Veja abaixo o despacho como publicado no DOU.

DESPACHO DO MINISTRO
Em 20 de maio de 2013

ULISSES BARRES DE ALMEIDA, Pesquisador Adjunto I do CBPF, participar de reunião de trabalho no projeto Cherenkov Telescope Array - CTA, a ser realizada na Universidade de Chicago, em Chicago/EUA, no período de 22/05 a 02/06/2013, com ônus para o CBPF. Art. 1º, inciso V.

MARCO ANTONIO RAUPP

Para maiores informações sobre essa fantástica iniciativa internacional com participação brasileira na área de Astrofísica, convido você leitor a visitar o site do projeto clicando aqui.

Duda Falcão

OBS: Em nossa opinião é de se estranhar a não participação nessa iniciativa dos seguintes países: Austrália, Canadá, Chile, China e Rússia.

Fonte: Diversas

Comentários