Comunicação Espacial a Laser Está Pronta Para Lançamento

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (16/05) no site “Inovação Tecnológica” desatacando que missão que testará a “Comunicação Espacial a Laser” está pronta para lançamento.

Duda Falcão

Espaço

Comunicação Espacial a Laser Está
Pronta Para Lançamento

Redação do Site Inovação Tecnológica
16/05/2013

[Imagem: NASA]
O feixe de raio laser de pouco mais de um milímetro deve
acertar as estações de recepção a uma distância de cerca de
385.000 km  da órbita da Lua até a superfície da Terra. 

Comunicação Espacial a Laser

Ao comentar o início do desenvolvimento da missão para capturar um asteroide, o diretor da NASA, Charles Bolden, afirmou que uma das tecnologias essenciais para o sucesso do projeto é a comunicação a laser no espaço.

Essa necessidade pode ser vista por um exemplo simples: para enviar uma imagem para a Terra, usando seus links de rádio, a sonda espacial MRO (Mars Reconnaissance Orbiter), que está em órbita de Marte, leva nada menos do que 90 minutos.

Com um sistema a laser, com capacidade de 500 Mbps, essa mesma foto chegaria à Terra em cerca de 1 minuto.

O problema é ainda maior em missões que precisam ser acompanhadas em tempo real - como no caso de uma sonda robótica tentando laçar ou fazer mineração em um asteroide -, quando não dá para ficar esperando horas para que um comando vá até a nave e seu resultado volte ao centro de comando.

E a NASA parece estar realmente levando o assunto a sério.

No início deste ano, a agência enviou uma foto da Mona Lisa para a Lua, durante os primeiros testes práticos da comunicação a laser espacial.

Agora, a agência anunciou que está pronto o primeiro sistema de comunicação a laser em escala real e com capacidade para troca de dados em alta velocidade.

[Imagem: NASA]
O LLCD - Lunar Laser Communication Demonstration, ou
demonstrador de comunicação a laser lunar, já está pronto
para ir para a Lua, a bordo da sonda espacial LADEE (direita).
 

Mira Espacial

O intercomunicador espacial a laser chama-se LLCD - Lunar Laser Communication Demonstration, ou demonstrador de comunicação a laser lunar, em tradução livre.

O dispositivo já está integrado na sonda espacial LADEE - Lunar Atmosphere and Dust Environment Explorer, explorador da atmosfera e da poeira ambiental da Lua, em tradução livre.

Usando a banda S de radiocomunicação, normalmente usada no espaço, a sonda LADEE levaria 639 horas para transmitir o equivalente a um filme HD - usando seu instrumento LLCD, ela poderá fazer o mesmo em menos de 8 minutos.

"Esta é a primeira vez que a NASA fez um sistema de comunicação a laser passar por todos os testes e ser certificado para voo," comemorou Donald Cornwell, gerente da missão.

A precisão do LLCD pode ser avaliada quando se leva em conta que seu feixe de raio laser de pouco mais de um milímetro deve acertar as estações de recepção a uma distância de cerca de 385.000 km - da órbita da Lua até a superfície da Terra.

O aparelho LLCD será utilizado também em outra etapa importante para o uso comercial da comunicação espacial a laser, que ocorrerá a partir de 2017 com o lançamento do satélite LCRD - Laser Communication Relay Demonstration, demonstrador de comunicações a laser, em tradução livre.

O LCRD vai testar a comunicação a laser para a troca de dados com satélites de comunicação geoestacionários, utilizados em todas as telecomunicações terrestres, abrindo caminho para um aumento sem precedentes na largura de banda e na velocidade das comunicações.


Fonte: Site Inovação Tecnológica

Comentário: Veja você leitor como a pesquisa científica e tecnológica avança rapidamente num país sério e comprometido com o seu futuro. E olha que nesse exemplo estamos falando de apenas um projeto na área espacial. Pois é, enquanto isso no Brasil, temos que conviver com Collors, Itamars, Henriques, Lulas e Russeffs da vida, e assim o resultado não poderia ser outro que não o alcançado. A situação é lamentável, não resta duvida disso, principalmente se levarmos em conta o potencial do Brasil e de seu povo, mas não tem solução, nem a curto e nem em médio prazo, já que para mudar isso teríamos primeiro de passar por uma profunda mudança cultural, coisa que leva tempo e empenho, e na realidade no momento infelizmente a Sociedade Brasileira caminha na direção oposta. Em outras palavras, o slogan "O Brasil é o País do Futuro" continuará sendo dito por várias décadas ainda para nossos filhos, netos e bisnetos, da mesma forma que foi dito para nossos pais e para a nossa geração. Situação de momento: Brasil oitava economia do mundo e caindo e lembrando que a Rússia já é a nona e subindo.

Comentários

  1. Nós também estamos desenvolvendo a tecnologia a laser, mas a NASA está em outro patamar. O laser é a mais rápida forma de comunicação (dizem que é mais rápida que a luz), e é surpreendente como eles tenham pegado na idéia da comunicação dos CD's para utilizar em longas distâncias.

    Eles têm utilizado laser em outras áreas também, como em defesa, onde contruiram uma "arma a laser", para destruir misseis e aviões inimigos.

    Lá ninguém promete. Simplesmente fazem o que dizem.

    ResponderExcluir
  2. " TIRANDO AS PROVAS DOS NOVE......"
    Para o grupo CEFAB, é uma tamanha concicidência sobre as declarações do Dro. Paul Hallyer de 89 anos. É supreendente o aparecimento de vez em quando de novas tecnológias de ponta, prova-se que em audiência pública, sobre existência de vida extraterrestre, seja mais que verdadeira sua convicção sobre o envolvimento do governo americano com relação o surgimento sorrateiro dessas tecnológias , transferidas ao passo de formigas pelos UFOS, isso.... para não abalar as tradições conservadoras da sociedade, que vivem fora das intalções da ÁREA 51."

    ResponderExcluir
  3. É muito triste saber que os nossos centros de pesquisa de ponta, que poderiam e deveriam estar se dedicando a esse tipo de pesquisa, estejam envolvidos com projetos tentando reproduzir tecnologias conhecidas desde a década de 50 !

    Lamentável.

    ResponderExcluir

Postar um comentário