O Paquistão Enviou 'Cubesat Científico' Para Órbita Lunar Com Assistência da China
Prezados leitores e leitoras do BS!
Foto: Space Daily
Ontem, em 11 de maio, o portal Space Daily informou que o Paquistão lançou um Cubesat para a órbita lunar com o auxílio da China.
De acordo com o artigo do portal, em um avanço notável na cooperação para a exploração lunar, a China compartilhou dados de satélite da missão Chang'e 6 com o Paquistão. Durante uma cerimônia em Pequim, os dados coletados pelo Cubesat chamado ICUBE-Q foram oficialmente entregues.
Zhang Kejian, diretor da Administração Espacial Nacional da China, entregou o pacote de dados a Khalil-ur-Rahman Hashmi, o Embaixador do Paquistão na China, indicando um aprofundamento da colaboração em tecnologia espacial entre as duas nações.
O satélite ICUBE-Q é um projeto conjunto do Instituto de Tecnologia Espacial do Paquistão e da Universidade Jiao Tong de Xangai. Ele estava entre as quatro cargas úteis internacionais a bordo da sonda lunar Chang'e-6, que foi lançada em 3 de maio. Após se separar do orbitador Chang'e-6 em 8 de maio, o ICUBE-Q iniciou sua missão, que inclui a captura de imagens da superfície lunar.
Pois é entusiastas do BS, trazendo essa notícia como exemplo para o nosso pífio universo espacial, há um velho ditado muito usado por religiosos que diz: 'Quem Trabalha DEUS ajuda', né verdade? No entanto, devemos também reconhecer a importância de evitar a propagação de "Fake News", pois isso pode acarretar consequências negativas tanto para os que as espalham quanto para os que as recebem. Esse aspecto se torna especialmente evidente no atual cenário de desinformação forçada no Brasil, onde a disseminação de notícias falsas neste setor é uma preocupação constante para aqueles que como eu, têm um profundo apreço pelas atividades espaciais e reconhecem nelas, um elemento essencial para o verdadeiro progresso do Brasil. Vivemos um tempo cada vez mais obscuro no setor espacial governamental, e infelizmente com poucas ou nenhuma chance de real de avanço neste tão importante setor científico e tecnológico do país.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário