A ESA e a NASA Se Uniram Para Pousar o Rover Europeu 'ExoMars Rosalind Franklin' no Planeta Marte

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Creditos: ESA/Damien Dos Santos
Em 16 de maio de 2024, Nicky Fox, Administradora Associada da NASA para a Diretoria de Missões Científicas, e Daniel Neuenschwander, Diretor de Exploração Humana e Robótica da ESA, assinaram um acordo na sede da ESA em Paris, França, referente à missão Rosalind Franklin.
No dia 16 de maio, o portal da NASA anunciou que agência e a Agência Espacial Europeia (ESA) se uniram, através da assinatura de um acordo, para pousar o rover europeu 'ExoMars Rosalind Franklin' em Marte.
 
De acordo com o portal, a NASA e a ESA anunciaram na quinta-feira que firmaram um acordo para expandir o trabalho da NASA no rover ExoMars Rosalind Franklin, uma missão liderada pela ESA que será lançada em 2028 e buscará sinais de vida antiga no Planeta Vermelho.
 
Com este memorando de entendimento, o Programa de Serviços de Lançamento da NASA contratará um provedor comercial de lançamentos dos EUA para o rover Rosalind Franklin. A NASA também fornecerá unidades de aquecimento e componentes do sistema de propulsão necessários para o pouso em Marte. Um novo instrumento no rover será a primeira broca a perfurar até uma profundidade de 6,5 pés (2 metros) abaixo da superfície para coletar amostras de gelo protegidas da radiação de superfície e das temperaturas extremas.
 
“As capacidades de perfuração exclusivas do rover Rosalind Franklin e o laboratório de amostras a bordo têm um valor científico excepcional para a busca da humanidade por evidências de vida passada em Marte”, afirmou Nicola Fox, administradora associada da Diretoria de Missões Científicas da NASA em Washington. “A NASA apoia a missão Rosalind Franklin para continuar a forte parceria entre os Estados Unidos e a Europa na exploração do desconhecido em nosso sistema solar e além.”
 
Por meio de uma parceria existente e separada com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e a agência espacial francesa CNES (Centro Nacional de Estudos Espaciais), a NASA está contribuindo com componentes-chave para o principal instrumento científico do rover Rosalind Franklin, o Analisador de Moléculas Orgânicas de Marte, que buscará os blocos de construção da vida nas amostras de solo.
 
A NASA possui uma parceria de longa data com o Departamento de Energia para usar fontes de energia radioisotópicas nas missões espaciais da agência e estabelecerá uma nova parceria com o Departamento de Energia para o uso de unidades de aquecimento por radioisótopos leves no rover.
 
A missão do rover Rosalind Franklin complementa a campanha multimissão de Retorno de Amostras de Marte liderada por ambas as agências.
 
Para mais informações sobre a pesquisa da NASA em Marte, visite:
 
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários