Comitiva do Governo Visita Centros de Lançamento de Alcântara e da Barreira do Inferno

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Fotos: Sargento Vanessa Sonaly / CECOMSAER

No dia de ontem (30/04), a Força Aérea Brasileira (FAB) postou em seu site oficial uma nota informando que representantes do Governo Federal estiveram entre os dias 29 e 30/04, em visita aos Centros de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, e da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim (RN), tendo como objetivo promover o diálogo com entidades e órgãos do Executivo, visando maiores investimentos no CLA e na tal ALADA, uma empresa pública em processo de criação que segundo a instituição será a solução principal para a inserção do Brasil no mercado global de segmento aeroespacial.
 
No entanto, é crucial destacar para a Sociedade Brasileira que, lamentavelmente, a proposta de criação da ALADA é desastrosa, ecoando os problemas enfrentados anteriormente com a ACS (Alcântara Cyclone Space), tão lembrados? Afinal, essa iniciativa vai de encontro à tendência global atual e demonstra, uma vez mais, a falta de rumo, de seriedade e de compromisso com o Programa Espacial Brasileiro por parte da FAB e do governo. Lamentável!
 

De acordo com a nota da FAB, a Comitiva Interministerial foi recebida na Base Aérea de Brasília (BABR) pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, onde foram apresentados os projetos em andamento. "Essas visitas fazem parte do processo de estabilização e alinhamento do que a Força Aérea planeja para a defesa aeroespacial daqui em diante. Desejo a todos uma excelente viagem", declarou Damasceno.
 

Durante as visitas, coordenadas pelo Chefe da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, a comitiva teve a oportunidade de conhecer o Centro de Controle, o Centro de Lançamento, que abriga a Torre Móvel de Integração (TMI), e o CLBI, incluindo as instalações da Subdivisão de Preparação e Lançamentos, onde puderam observar os meios operacionais - Casamata e lançadores.
 
"A familiarização dos integrantes do Executivo com nossas estruturas é de extrema importância para compreender a relevância do trabalho no setor aeroespacial. Aqui podemos destacar nossas capacidades tanto no desenvolvimento de novas tecnologias quanto no lançamento e monitoramento de equipamentos espaciais", ressaltou o Tenente-Brigadeiro Ary.
 

A comitiva era composta por representantes da Casa Civil, Ministério da Fazenda, Gabinete de Segurança Institucional, Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Ministério do Planejamento e Orçamento, Advocacia-Geral da União, Ministério da Defesa e Tribunal de Contas da União, além de Oficiais-Generais da FAB.
 
O Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Luiz Henrique Pochyly da Costa, destacou que a criação da Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil S.A (ALADA) é uma oportunidade real para impulsionar o setor espacial e consolidar o Programa Espacial Brasileiro em um ambiente empresarial economicamente sustentável.
 

Para o Diretor de CLA, Coronel Aviador Clóvis Martins de Souza, a visita institucional foi uma oportunidade para apresentar às entidades governamentais o trabalho realizado, a infraestrutura complexa e as expectativas futuras, reforçando a importância do diálogo interministerial para alcançar os objetivos no cenário aeroespacial.
 
O Diretor do CLBI, Coronel Aviador Christiano Pereira Haag, considerou a visita um sucesso, destacando a importância do Centro para o Setor Aeroespacial Brasileiro.
 

Thallys Gomes de Sousa da Silva, Secretário Adjunto Substituto de Gestão Pública Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, considerou a viagem muito produtiva para entender melhor os projetos da FAB e contribuir para o aperfeiçoamento da proposta da ALADA.
 
A Procuradora da Fazenda Nacional, Sônia de Almeida Freitas Portella Nunes, expressou sua gratidão pelo convite e enfatizou a importância da iniciativa da FAB no contexto da ciência e tecnologia do país, destacando seu entusiasmo em relação às possibilidades no campo aeroespacial.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários

Postar um comentário