O 'Foguete Longa Marcha 6C' Chinês Foi Lançado Com Sucesso em Seu Primeiro Voo, Implantando Quatro Satélites no Espaço
Prezados leitores e leitoras do BS!
Foto: SpaceDaily
No dia de hoje (08/05), o portal 'SpaceDaily' relatou que o Foguete Longa Marcha 6C da China realizou o seu primeiro voo com sucesso no dia 7 de maio, implantando quatro satélites em órbita.
Segundo o portal, o lançamento ocorreu às 11h21 no Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, localizado em uma área montanhosa da província de Shanxi. Com 43 metros de altura, o foguete colocou com êxito um satélite de radar, um satélite de sensoriamento remoto óptico e dois satélites experimentais em suas órbitas planejadas. A operação foi anunciada pela Academia de Tecnologia Espacial de Xangai, responsável pelo desenvolvimento do modelo do foguete e parte da estatal Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China.
Lançamento do Foguete Longa Marcha 6C chinês - 07/05/2024.
O foguete de dois estágios possui 3,35 metros de diâmetro e é alimentado por três motores que utilizam oxigênio líquido e querosene como combustível. Com um peso total de lançamento de 215 toneladas métricas, o Longa Marcha 6C pode transportar cargas úteis com peso de até 2,4 toneladas para uma órbita síncrona ao sol padrão a uma altitude de 500 quilômetros, conforme detalhado por Li Chenggang, o designer-chefe na academia de Xangai.
Li observou que o desenvolvimento deste novo modelo de foguete teve início no início de 2020 e visa principalmente atender às necessidades das empresas comerciais de exploração espacial, permitindo o lançamento de seus satélites de pequeno a médio porte em órbitas síncronas ao sol.
A série Longa Marcha, que agora abrange mais de 20 tipos de foguetes, continua a desempenhar um papel central nos esforços de exploração espacial da China, tendo realizado mais de 520 lançamentos. Com este lançamento bem-sucedido, o Longa Marcha 6C se junta a outros 16 foguetes ativos na frota.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário