A Espaçonave ESCAPADE da NASA Captura as Primeiras Imagens a Caminho de Marte
Caros entusiastas do BS!
Imagem: Space Daily
No dia de hoje (26/11), o portal Space Daily noticiou que cerca de uma semana após o lançamento, as duas espaçonaves da Missão ESCAPADE da NASA retornaram suas primeiras imagens enquanto se afastavam da Terra. Em 21 de novembro, uma das duas espaçonaves usou seu Sistema de Observação Visível e Infravermelho – desenvolvido na Northern Arizona University (NAU) – para fotografar a borda de um painel solar.
De acordo com a nota do portal, o par de autorretratos inclui uma foto em luz visível e uma imagem em infravermelho, mostrando a distribuição da temperatura na superfície do painel. A visão em luz visível indica uma sensibilidade da câmera suficiente para futuras observações científicas, incluindo auroras em Marte. A câmera infravermelha coletará dados em Marte para estudar como os materiais da superfície respondem ao aquecimento e resfriamento ao longo de cada dia e estação marciana.
A segunda espaçonave também realizou testes com seu sistema de imagens, retornando imagens pretas após apontar sua câmera para o espaço profundo.
A Rocket Lab construiu ambas as espaçonaves, que foram lançadas em 13 de novembro em um Foguete New Glenn da Blue Origin a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral. A missão estudará o impacto do vento solar – um fluxo de partículas carregadas que vêm do Sol – na atmosfera de Marte, ajudando a caracterizar como ocorre a perda atmosférica planetária.
Atualmente, ambas as espaçonaves estão em uma órbita de espera próxima ao ponto de Lagrange 2, a cerca de um milhão de milhas da Terra. Em novembro de 2026, o par usará a gravidade da Terra em uma manobra para redirecioná-las a Marte, com chegada prevista para setembro de 2027.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário