Em primeira mão - Imagens dos módulos da seção de payload do foguete VSB-30 da Operação Cruzeiro

Olá, leitor!


O Brazilian Space teve acesso a imagens de componentes da seção de payload para o foguete VSB-30 da Missão Cruzeiro. Essa missão conduzirá como experimento principal o teste do protótipo de motor scramjet da aeronave hipersônica nacional 14-X S, desenvolvida pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), conforme já divulgado e detalhado pelo BS, em novembro de 2019 (aqui).

Esses componentes estruturais servem para acondicionar modularmente (módulo de interface e serviços) os experimentos (motor hipersônico e outros (veja aqui)) e subsistemas (telemetria, recuperação, etc.) que voarão na missão, sendo integrados uns sobre os outros, formando assim a seção (bay) de payloads, conforme as imagens abaixo:

Imagem: AEB/DCTA/IAE (Adaptada).


Imagem: Wikipedia em https://pt.wikipedia.org/wiki/VSB-30#/media/Ficheiro:VSB-30_payload_section.jpg

Depois da integração da seção de payloads, a mesma é integrada ao conjuntos dos dois estágios de propulsão, compostos pelos motores-foguetes S30 e S31, formando assim o VSB-30 adaptado para executar a função de Veículo Acelerador Hipersônico (VHA).

A título de curiosidade, os componentes foram forjados a partir de blocos de alumínio aeronáutico (provavelmente, 70/75) e anodizados (na cor azul, diferente da imagem acima, em vermelho) pela empresa Legado Usinagem (aqui).

O Brazilian Space deseja que, mesmo com a pandemia, o lançamento seja mantido para este ano ainda, pois, até agora, nenhum órgão envolvido divulgou nenhuma informação sobre isso.

Em tempo, agradecemos a colaboração dos nossos apoiadores que nos enviam informações exclusivas para mantermos os leitores do BS sempre atualizados.

Saudações,

Rui Botelho
(Brazilian Space)

Comentários

  1. Bom dia Prof. Rui Botelho!

    Esta é uma excelente notícia que o senhor está nos trazendo agora, graças a colaboração de fontes confiáveis que o BS conseguiu aglutinar devido a sua seriedade em todos esses anos online. Até onde sei Prof. Rui, a 'Operação Cruzeiro' está confirmada para outubro, ou no mais tardar novembro desse ano, caso haja realmente a realização em outubro de uma outra missão do Programa Microgravidade da AEB, como foi anunciado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em seu portal no final de junho desse ano (veja aqui - https://brazilianspace.blogspot.com/2020/07/foguete-brasileiro-levara-ao-espaco.html). Afinal Prof. Rui a carga útil (14-XS) já se encontra pronta, não sendo um empecilho para a realização desta missão. Além disso, como podemos notar pela nota publicado pelo senhor, o processo de produção do foguete VSB-30 desta missão segue dentro do prazo. Entretanto vale aqui lembrar que, no inicio desse ano haviam mesmo duas operações previstas para 2020, o seja, a 'Operação Cruzeiro' e a 'Operação Igaratá', esta ligada ao voo de qualificação do Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM). Entretanto, um dos equipamentos da própria PSM que seria desenvolvido por uma empresa nacional sequer chegou a ser contratado, e portanto este voo havia side adiado para setembro de 2021. Diante disso, e diante da confirmação que recebi de que a 'Operação Igaratá' havia mesmo sido adiada, a informação passada em junho pelo portal da USFC ou foi completamente equivocada ou a AEB agendou um outro voo para se realizado agora em outubro, coisa que jogaria a 'Operação Cruzeiro' para novembro desse ano. Seja como for Prof. Rui, em breve saberemos e continue realizando o excelente trabalho que vem fazendo.

    Abs

    Duda Falcão

    ResponderExcluir

Postar um comentário