17 anos que perdemos 21 cientistas do Programa Espacial Brasileiro - Os 21 heróis de Alcântara

Olá, leitor!


Hoje, 22 de agosto de 2020, completam 17 anos que um acidente no Centro de Lançamento de Alcântara ceifou as vidas de 21 dos melhores cientistas espaciais brasileiros, com a ignição prematura de um dos boosters do VLS-1 V03 que estava sendo preparado para voo.

Monumento em São Luis.

O dia 22 de agosto de 2003, foi um dia fatídico para o País, pela perda do veículo lançador, pela destruição da plataforma / torre de lançamento, mas, sobretudo, pela perda de 21 seres humanos (pais, maridos, irmãos, filhos, amigos, colegas, etc.).

Perdemos naquele acidente 21 profissionais abnegados, cujas vidas dedicadas ao estudo e a preparação profissional de excelência os levou ao ápice do desenvolvimento científico e tecnológico de qualquer nação: o Programa Espacial.

Mesmos cientes que esse caminho os levaria a conviver com os riscos inerentes ao processo de desenvolvimento de foguetes, eles estavam lá cumprindo sua missão, dando o seu melhor, e acabaram ofertando o maior de todos os sacrifícios em prol do objetivo de levar a ciência brasileira e o Brasil ao rol das grandes nações.

A dor dessa perda jamais sairá dos nossos corações, mas, no pensamento de todos os brasileiros temos a certeza de que, se perdemos 21 vidas preciosas, elas se encontram para sempre no panteão dos heróis do Brasil.

Com essa certeza em mente, para honrar as suas memórias e para que o sacrifício deles não tenha sido em vão, temos a obrigação de fazer o PEB dar certo. Para isso, temos que finalizar a Missão Espacial Completa Brasileira (MECB), naquilo que ainda nos falta: um veículo lançador nacional.

Por fim, enquanto o nomes deles não sejam cunhados na coifa de um veículo lançador nacional e lançados ao espaço, para que não caia no esquecimento essa dívida que o País tem com eles, seguem aqui os nomes dos 21 heróis de Alcântara: 

Amintas Rocha Brito                                       Antonio Sérgio Cezarini

Carlos Alberto Pedrini                                     César Augusto Costalonga Varejão

Daniel Faria Gonçalves                                    Eliseu Reinaldo Moraes Vieira

Gil César Baptista Marques                              Gines Ananias Garcia

Jonas Barbosa Filho                                        José Aparecido Pinheiro

José Eduardo de Almeida                                 José Eduardo Pereira

José Pedro Claro Peres da Silva                        Luís Primon de Araújo

Mário César de Freitas Levy                              Massanobu Shimabukuro

Maurício Biella de Souza Valle                           Roberto Tadashi Seguchi

Rodolfo Donizetti de Oliveira                             Sidney Aparecido de Moraes e 

Walter Pereira Júnior


Essa é a singela homenagem do Brasilian Space.

Comentários

  1. Olha Prof. Rui Botelho!

    Endosso as sua palavras dizendo que um povo que não reconhece o sacrificio de seus heróis, jamais construirá uma nação de verdade.

    Abs

    Duda Falcão

    ResponderExcluir

Postar um comentário