Equipe de Fogueteiros da Poli-USP Conquista o Vice-campeonato em Competição Mundial de Foguetes

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Defesa em Foco
 
Ontem, em 25 de junho, o site 'defesaemfoco' divulgou que o Projeto Júpiter (@projetojupiter), equipe de projetos aeroespaciais da Poli-USP, conquistou o segundo lugar na categoria 10K Solid SRAD da Spaceport America Cup, a maior competição universitária de foguetes experimentais do mundo. O foguete "Pacifico", com 38 kg e 2,57m de comprimento, foi concebido e construído pelos estudantes do Júpiter e lançado durante o evento realizado em Las Cruces, no deserto do Novo México, EUA.
 
De acordo com o portal, a Spaceport America Cup é uma competição internacional organizada pela Experimental Sounding Rocket Association (ESRA), realizada anualmente no Spaceport America. Estudantes universitários de todo o mundo participam, projetando, construindo e lançando foguetes de alta potência para promover a educação em engenharia aeroespacial e disciplinas afins, além de incentivar inovação e colaboração entre os participantes.
 
Os competidores concorrem em várias categorias baseadas na altitude alvo e no tipo de propulsão dos foguetes, como motores sólidos, líquidos e híbridos, seguindo rigorosos critérios de segurança e avaliação. Os lançamentos ocorrem em uma área segura dentro do Spaceport America.
 
Além dos lançamentos, o evento proporciona uma plataforma para networking, onde estudantes, profissionais da indústria aeroespacial e acadêmicos interagem, compartilham conhecimentos e exploram oportunidades de carreira. Reconhecida como uma das principais competições universitárias de foguetes do mundo, a Spaceport America Cup deste ano atraiu mais de 1700 estudantes e professores de 150 instituições em todo o mundo, com mais de 110 foguetes competindo em seis categorias distintas.
 
Também representando o Brasil na competição estava a equipe Supernova (@supernova.ufjf) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFSJ), com o foguete "Áspera II", pesando 33 kg e medindo 3,07m de comprimento, que levou um pequeno satélite aos céus do Novo México.
 
Parabéns ao Projeto Júpiter e à equipe Supernova! Vocês são um orgulho para o Brasil, demonstrando como o país pode desenvolver tecnologia de ponta, especialmente na área aeroespacial, dentro de suas universidades. Este sucesso também destaca o compromisso da comunidade aeroespacial brasileira em promover o setor através de eventos nacionais que servem como teste e preparação para desafios internacionais, como os enfrentados pelo Projeto Júpiter e Supernova.
 
Aproveitamos para agradecer ao Sr. Carlos Cássio Oliveira, membro do canal do BS e presidente do Centro Experimental de Foguetes Aeroespaciais da Bahia (CEFAB), por compartilhar essa notícia conosco.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários