Solid Motor Housing For a Possible Payload Rocket Successfully Tested
Olá leitor!
Segue abaixo um ‘press
release’ publicado em inglês no dia (02/05) no site da empresa alemã OHB destacando
que esta fabricante alemã de satélites havia testado com sucesso uma carcaça sólida do motor para um possível
foguete de carga útil, projeto este realizado graças especificações baseadas no
projeto do Veiculo Lançador de Satélite (VLM-1) brasileiro
Duda Falcão
PRESS REALESE
Solid Motor Housing
For a Possible Payload Rocket Successfully Tested
OHB
02 May 2019
Bremen,
May 2, 2019. With
today's final burst test, the Augsburg-based aerospace company MT Aerospace AG,
a subsidiary of the listed technology group OHB SE, has successfully completed
the development of a further carbon fibre reinforced rocket motor housing (CFK
booster).
MT
Aerospace AG developed a housing based on the specifications for the VLM rocket
of the Brazilian Space Agency (AEB).with a grant from the German Space Agency
in Bonn (DLR).
The
state-of-the-art production technology for carbon fibre processing, verified in
2017, was used for the production. This process with infusion technology has
been newly developed by MT Aerospace and it saves costs and weight in
comparison to the conventional wet winding process, which significantly
contributes to the increase in the competitiveness of new rocket stages.
The rocket
housing was produced as a complete prototype including the original interior
insulation provided by Brazil (from IAE) with a diameter of 1.5 metres and a
length of 5.2 metres and was subjected to a structure and overload test.
Pressure loads of more than 90 bar were analysed at the same load using
external structural loads. The CFK booster successfully passed all the tests
and therefore the static qualification.
The
product development for these CFK technologies with extreme requirements has
been running at MT Aerospace since 2013 and is currently being further
accelerated with the development of a cryogenic upper stage tank system.
About MT
Aerospace
MT Aerospace is
an internationally leading company in the aerospace industry with 700 employees
at sites in Augsburg, Mainz (Germany), Cagliari (Italy), Santiago de Chile and
Kourou (French Guyana). MT Aerospace develops and manufactures key components
for the ARIANE European launch system, the Airbus fleet, space vehicles and
satellites. MT Aerospace is a technology leader in lightweight structures using
metal and composite materials. With a work share of 10%, it is the largest
supplier to the ARIANE program outside France.
Fonte:
Site da empresa OHB - https://www.ohb.de/en
Comentário: Pois é leitor, é isso mesmo que vocês estão imaginando,
ou seja, não ficou nos 7 X 1 não, acabamos de tomar um sapeca iaiá agora na
área espacial, e o Governo Bolsonaro precisa investigar toda essa história. Vale
lembrar leitor que desde a saída do Dr. Luis
Eduardo Loures da Costa da coordenação do Projeto do VLM-1 (bem como também do posteriormente
abandonado Projeto SARA), o mesmo foi renegociado com os alemães pelo grupo do
Sr. Braga Coelho (ex-presidente da AEB), renegociação que nos tirou totalmente
o controle do projeto, e repito leitor, toda essa história precisa ser
investigada para punir os responsáveis. O resultado leitor tá ai, e não foi por
acaso que o Dr. Luís Eduardo Loures da Costa foi destituído do cargo que
ocupava e transferido para o ITA, onde hoje atua como professor. Para que fique
mais claro, devido a posição favorável do Dr. Luís Loures em relação ao acordo que havia sido acordado
anteriormente, o mesmo era um empecilho para os interesses alemães de mudança
do acordo e quem sabe algo mais apoiado pelo Grupo do Sr. Braga Coelho. Sugiro
ao Ministro Marcos Pontes e ao Ministro Fernando
Azevedo e Silva (Defesa) que tenham uma
conversa em seus gabinetes com o Dr. Luís Eduardo Loures da Costa, certamente
ele terá muita coisa a relatar sobre esse assunto. Aproveito para agradecer uma vez mais ao nosso leitor Hilmar José Pereira da Silva pelo envio dessa notícia.
Fiquei confuso ..
ResponderExcluirOs alemães também produzem componentes do S50? Ou o Brasil compartilhou o projeto do s-50 para eles desenvolverem um lançador próprio?
Eu tinha visto essa matéria a algum tempo, achei estranho, ora se a avibras estava se preparando para testes estruturais para serem realizados até o final de agosto..(até agora nada) o que um motor destes estaria fazendo lá na Alemanha, e principalmente sendo testado.
Enfim..
Olá Blog Luiz!
ExcluirO que você não entendeu amigo? Não ficou claro que o Brasil passou para os alemães as especificações técnicas do envelope motor bombinado do motor S50? Pois então, saiba que foi o que aconteceu, mesmo antes da Avibras completar seus testes, e como eles são mais eficientes ja testaram o motor. Resta saber e se investigar o que motivou o grupo petista do Sr. Braga Coelho acordar algo assim. Valeu?
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
Realmente muito estranho, só se isso fosse em contrapartida a algo, mas o próprio presidente da Aeb afirmou que a parceria com os alemães tem problemas.
ExcluirEntão os alemães terão nos próximos anos um Vlm totalmente nacionalizado vide que quase tudo já era alemão, e o melhor podendo ser lançado de Kourou e sendo nossos competidores.
Que belezaaaaaaaa
o Brasil sempre passou por esta situação , o motivo é que muitos que estavam em governos anteriores eram administrados por Extrangeiros ou por Brasileiros sob o comando Anti-Nacionalista , agora temos um Governo Forte e atento a essa Conspiração Extrangeira.
ResponderExcluirOu houve alguma parceria - que acho pouco provável - ou passaram a mão na bunda do Brasil, de novo.
ResponderExcluirMão beijada mesmo amigo, os chucrutes tem amigos no Brasil (SJC), de frequentar casa e tudo mais.
ResponderExcluir