BRAMON Registra a Passagem de Mais um Meteoro que Cruzou o Céu de Santa Catarina a Mais de 50 mil Km

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada dia (29/06) no site “Canaltech”, destacando que na noite desta terça-feira (28/06), um meteoro cortou o céu de Santa Catarina.
 
Pois é leitores, as imagens são sensacionais e a BRAMON está realmente de parabéns pelo excelente trabalho que vem realizando. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência – Espaço 
 
Meteoro a Mais de 50 mil km/h Corta o Céu de Santa Catarina
 
Por Rafael Rigues 
29 de Junho de 2022 às 17h56 
Fonte: Jocimar Justino de Souza (BRAMON - JJS/SC), Monte Castelo/SC e Alexandre Moro (BRAMON - AFM/SC), Florianópolis/SC 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Jocimar Justino de Souza

Um meteoro riscou o céu de Santa Catarina na noite desta terça-feira (28). O fenômeno foi registrado às 19h16 sobre os municípios de Curitibanos e Videira, e durou cerca de 4 segundos.
 
Segundo os dados apontados pela análise inicial entre as estações da BRAMON (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros) localizadas em Monte Castelo/SC e Florianópolis/SC, o meteoro começou a brilhar a uma altitude de 90 km, aproximadamente, e desapareceu a 40 km de altitude.
 
O ângulo de entrada em relação ao solo foi de cerca de 52º e a velocidade observada foi de 54.000 km/h (15 km/s).
 
O momento da passagem foi registrado em vídeo, que pode ser visto abaixo: 
 

Há pouco mais de um mês outra bola de fogo foi vista na região, e também registrado por câmeras da Bramon ente Monte Castelo e Florianópolis. Naquela ocasião o meteoro se movia a mais de 72 mil km/h, e ficou visível por 3,3 segundos.

Comentários