Marcos Pontes Participa da SNCT em Brasília
Olá leitor!
Segue abaixo uma notícia postada hoje (20/10) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando a participação do astronauta brasileiro "Marcos César Pontes" na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com a palestra “Missão Centenário”.
Duda Falcão
O Astronauta Brasileiro na
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Coordenação de Comunicação Social/AEB
20-10-2009

Pontes nasceu em Bauru, em 1963, em uma família humilde. Seu sonho desde menino era voar. Aos 14 anos, percebeu que somente com muito esforço chegaria a pilotar um avião. Sempre que desanimava ou achava que não alcançaria seus sonhos, sua mãe o animava dizendo: “o difícil ou o fácil está dentro de você. Acredite que você chega lá”.
Sua primeira grande realização foi entrar na Academia da Força Aérea. Quando sentiu que estava acomodado na profissão resolveu inovar e estudar Engenharia Aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Logo virou piloto de provas e foi convidado para fazer mestrado em Engenharia de Sistemas, em Monterey, na Califórnia.
Foi através de um e-mail enviado por seu irmão, em 1998, que Pontes soube que a Agência Espacial Brasileira (AEB) havia publicado edital buscando um astronauta. Ele se inscreveu e passou por três fases até ser selecionado como o primeiro astronauta brasileiro. No mesmo ano mudou-se para Houston (EUA), onde foi treinado.
Em 2005, a AEB avisou Pontes que a Missão seria realizada em 2006 e que ele voaria pela Rússia. No mesmo ano, mudou-se para o país europeu onde passou por treinamento técnico, operacional, físico e psicológico por cinco meses. Em março de 2006 o astronauta foi para o espaço. A viagem durou dez dias. Quando voltou, Pontes foi recebido como herói pelo povo brasileiro.
Vestindo uma camiseta estampada com a foto de Marcos Pontes, Pamela Pitombeira acompanhou com olhos atentos toda a palestra do astronauta. “O admiro muito como pessoa e como profissional. Meu sonho é ser astronauta e tenho Pontes como ídolo”, conta a menina de 21 anos que pretende cursar Física na Universidade de Brasília.
Missão Centenário - a missão de Marcos Pontes ao espaço foi denominada Missão Centenário em alusão aos 100 anos do primeiro vôo de uma aeronave tripulada, o 14 Bis do brasileiro Santos Dumot. Os objetivos da missão eram fomentar pesquisas em microgravidade no Brasil, divulgar o Programa Espacial Brasileiro, homenagear Santos Dumont e motivar jovens a seguirem a carreira espacial.
Ele e outros dois astronautas, o russo Pavel Vinogradov e o americano Jeffrey Williams, partiram, em 30 de março de 2006, a bordo da nave Soyuz TMA-8 em direção à Estação Espacial Internacional. “Todos os objetivos da missão foram alcançados, mas o melhor de tudo foi ver a bandeira do Brasil erguida quando voltei ao meu país”, conta Pontes.
Atualmente, Pontes de divide entre atividades como diretor técnico espacial do Instituto Nacional para o Desenvolvimento Espacial e Aeronáutico, professor universitário, consultor técnico e palestrante. No entanto, grande parte de seu tempo é dedicado à educação. O astronauta acredita que ao compartilhar sua experiência de vida com outros jovens pode encorajá-los a ir em busca de seus sonhos.
Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)
Comentário: Mais uma importante participação do astronauta Marcos Pontes em um evento de grande significado para o aprendizado de nossos jovens e de nossa sociedade, tão carentes e desinformados quanto à importância que a área de ciência e tecnologia tem para uma sociedade moderna. Parabéns ao Marcos Pontes pela sua contribuição visando mudar a cara de país. Parabéns ao MCT e a AEB pela iniciativa esperando que continuem nesse caminho e torcendo por melhores dias para o nosso cambaleante Programa Espacial Brasileiro. Marcos, eu endosso o que você disse: Certamente a “educação é a solução para todos os problemas de uma nação”.
Comentários
Postar um comentário