Resultados e Apresentações do Workshop B.BICE+
Olá leitor!
Segue abaixo uma nota postada ontem (12/11) no site do Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando os resultados e apresentações
do Workshop B.BICE+ realizado na última
quinta-feira (07/11) no INPE.
Duda Falcão
Resultados e Apresentações
do Workshop B.BICE+
Terça-feira, 12 de Novembro de
2013
Estão disponíveis as apresentações realizadas no workshop B.BICE+,
que aconteceu na tarde de quinta-feira (7/11), no auditório do IAI, no INPE de
São José dos Campos.
Participaram pesquisadores envolvidos em projetos financiados pelo
B.BICE+. Clique aqui para o download das apresentações.
O workshop serviu para discutir pontos positivos e negativos das
participações na última chamada (FP7). Questões como a falta de clareza no uso
das rubricas e dificuldades com a burocracia administrativa serão melhoradas na
próxima chamada conjunta: Horizon 2020, cujo principal foco será a inovação.
Algumas sugestões de melhoria foram apresentadas pelo INPE, como a
elaboração de um manual de boas práticas, por conta de diferenças
significativas na gestão de projetos financiados pelas agências de fomento
brasileiras e o FP7.
Nova Chamada
O Horizon 2020 terá início em 2014 e o Brasil se encaixará na
modalidade de países emergentes/desenvolvidos, o que significa que o país não
receberá aporte de recursos pela União Europeia. No entanto, há contrapartidas
que podem ser oferecidas pelo Brasil. Por exemplo, o país já recebe
pesquisadores europeus via Ciência Sem Fronteiras.
Conforme levantado no workshop, as agências que poderiam fomentar as
iniciativas Brasil - Europa, no escopo do Horizon 2020, como CNPq ou CAPES,
ainda não se envolveram nas discussões relativas a essa nova chamada. Para os
pesquisadores, um comprometimento mais amplo deveria ser definido pelo MRE, já
que se refere a cooperação internacional. Nesse sentido, o INPE, como uma das
instituições estratégicas para a União Europeia, fará uma consulta ao MRE.
Fonte: Site do Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Comentários
Postar um comentário