FAPESP Realiza Reunião Sobre o PIPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (05/11) no site da “Agência FAPESP” destacando que a FAPESP realizará, no próximo 1º de dezembro, "Reunião Técnica" sobre o programa "Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)".

Duda Falcão

Notícias

FAPESP Realiza Reunião Sobre o PIPE

05/11/2010


Encontro técnico oferecerá a empresas oportunidade de esclarecer
dúvidas antes do fim do prazo para apresentar propostas
(fotos: FAPESP)

Agência FAPESP – A FAPESP realizará, no próximo dia 1º de dezembro, das 10h às 12h, Reunião Técnica sobre o programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

O evento, na sede da Fundação, tem como objetivo oferecer às empresas que apresentaram ou têm interesse em apresentar projeto ao PIPE oportunidade de resolver dúvidas antes do dia 27 de fevereiro, fim do prazo para apresentar propostas para o primeiro ciclo de análise do programa em 2011.

A reunião é aberta à comunidade interessada. A coordenação adjunta de Pesquisa para Inovação da FAPESP fará uma exposição sobre o PIPE e, em seguida, serão esclarecidas dúvidas sobre o programa e apresentação das propostas.

O PIPE foi criado em 1997 e se destina a apoiar a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica em pequenas empresas sediadas no Estado de São Paulo. Qualquer pequena empresa pode apresentar proposta ao PIPE, desde que elabore um projeto bem fundamentado e mobilize um profissional qualificado ou uma equipe para investigar possíveis soluções.

Os projetos de pesquisa selecionados para apoio no PIPE deverão ser desenvolvidos por pesquisadores que tenham vínculo empregatício com pequenas empresas ou que estejam associados a elas para sua realização.

As propostas de pesquisa submetidas ao programa devem ser organizadas em três fases:

Fase 1 – Análise de Viabilidade Técnico-Científica;

Fase 2 – Desenvolvimento da Proposta de Pesquisa;

Fase 3 – Aplicação dos resultados visando à comercialização do produto ou processo que foi objeto da inovação criada a partir da pesquisa apoiada na Fase 1 e/ou Fase 2.

As propostas de pesquisa para a Fase 1 ou Fase 2 Direta do PIPE são avaliadas em lotes, três vezes ao ano. A proposta de pesquisa deve ser encaminhada à FAPESP pelo pesquisador responsável. A proposta deve ser endossada pela pequena empresa que o sedia.

Mais informações sobre o PIPE: www.fapesp.br/pipe

Evento: Reunião Técnica do Programa PIPE
Data e horário: 1º/12/2010, das 10h às 12h
Local: FAPESP - Rua Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - São Paulo
Mais informações: (11) 3838-4216 / 3838-4006


Fonte: Site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Comentário: Você que é brasileiro, que tem visão empreendedora, é dinâmico e tem interesse em investir em tecnologia espacial, tá ai sua grande oportunidade. Devido à grande inércia do governo brasileiro e a burrocracia da máquina político administrativa, o país está carente de tecnologias críticas neste setor e de investimento para obtê-las, gerando assim um grande atraso tecnológico que se acentua ano a ano. O programa PIPE da FAPESP traz a você à oportunidade de entrar nesse mercado altamente competitivo, é verdade, mas também altamente lucrativo. Bastando para isso que você tenha algum conhecimento ou como adquiri-lo e é claro, seguir as regras do edital. Sugiro que você empreendedor siga o exemplo do grupo paulista “Edge Of Space” e busque informações junto aos institutos do governo (INPE, IAE, IEAv) quais seriam essas tecnologias críticas, tentando inclusive uma parceria com essas instituições viabilizando assim o apoio técnico e científico necessário. O país precisa de você, já que a incompetência governamental nesse setor infelizmente é inigualável em qualquer lugar do mundo. Como conseqüência disso o PEB é um verdadeiro barco sem rumo, apesar dos grandes e estimáveis profissionais cívis e militares que atuam no setor.

Comentários