Iris é Um Pequeno Rover Que a NASA Enviará Para Estudar o Deslocamento na Lua

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (06/07) no site “Canaltech” destacando que Planeta 5 vezes maior que a Terra é encontrado a 198 anos-luz de distância.

Duda Falcão

HOME - CIÊNCIA - ESPAÇO

Iris é Um Pequeno Rover Que a NASA Enviará Para Estudar o Deslocamento na Lua 

Por Redação
Canaltech
Fonte: Space
06 e Julho de 2020 às 19h10

Em 2021, a NASA irá lançar o Iris, um pequeno rover que dará início a uma revolução bem parecida com aquela proporcionada pelos CubeSats. Desenvolvido pela empresa Astrobotic, localizada na Pensilvânia, o Iris é o primeiro dos CubeRovers, uma linha de novos, simples e pequenos rovers de baixo custo tanto de produção quanto de lançamento. 




A NASA, Astrobotic e a Universidade de Canergie Mellon estão trabalhando juntas no projeto, buscando lançar o Iris já no ano que vem como parte do programa Artemis, que almeja levar humanos novamente à Lua em 2024. Entretanto, o Iris deverá voar em um lançamento particular.

E acredite se quiser: de acordo com a NASA, o Iris tem mais ou menos o tamanho de uma caixa de sapatos e pesa menos de 3 kg. Se tudo correr bem, o pequeno rover vai se deslocar por uma distância de aproximadamente 49 metros. Isso trará informações importantes para os engenheiros sobre a melhor forma de se deslocar sobre a superfície lunar, e vai permitir também estudar as alterações que o pouso causou na superfície da Lua.


"Estamos todos animados para o lançamento do Iris, dirigir um rover na superfície da lua e ver o que vamos descobrir", declarou Raewyn Duvall, gerente do programa do Iris e doutorando na universidade de Carnegie Mellon. E, de fato, veremos os resultados diretamente da Lua: o Iris tirará pelo menos uma foto para registar o momento, e ela será enviada à Terra. O rover estará a bordo do lander Peregrine junto de outras cargas para seu lançamento.


Fonte: Site Canaltech -  https://canaltech.com.br 

Comentário: Pois é leitor, mais sobre essa missão fantástica americana que parece despertou o interesse de alguns de nossos profissionais realizadores. Quiçá desse desejo, possa surgir algo de concreto e similar. Estou cutucando para ver, pois podemos, é uma questão de se mobilizar e buscar formas de como fazer.

Comentários