AEB Realiza Workshop Petróleo e Espaço em Parceria Com ANP Para Identificar Demandas de Tecnologia Espacial Relacionadas aos Setores

Olá leitor!

Pois é, segue uma nota postada hoje (07/07) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)” destacando que a Agencia realizou Workshop Petróleo e Espaço em parceria com a ‘Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)’ para identificar demandas de tecnologia espacial relacionadas aos setores.

Duda Falcão

NOTÍCIAS 

AEB Realiza Workshop Petróleo e Espaço em Parceria Com ANP Para Identificar Demandas de Tecnologia Espacial Relacionadas aos Setores 

Coordenação de Comunicação Social
Publicado em: 07/07/2020 - 18h05
Última modificação: 07/07/2020 - 18h05

O objetivo do evento foi identificar projetos que possam atender às necessidades de tecnologia espacial das operadoras do setor petrolífero e de órgãos que atuam no setor.

A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realizou o Workshop Petróleo e Espaço, nesta terça-feira (07.08), em parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O objetivo do evento virtual foi identificar projetos que possam atender as necessidades das operadoras do setor petrolífero utilizando-se de tecnologia espacial. Além das operadoras, buscou-se entender as demandas de órgãos públicos que também atuam no setor com tecnologia espacial, como Marinha, Ibama e ANP.

O workshop permitiu que as empresas pudessem apresentar suas propostas de soluções espaciais em atendimento às demandas do setor de petróleo. Para o presidente da AEB, Carlos Moura, que fez a abertura do evento, o workshop mostrou como o Brasil depende de sistema minimamente autônomos para monitorar e responder aos desafios das águas jurisdicionais do País. Moura destacou também que “temos vários nichos de competências, seja nas universidades, em centros de pesquisa e na própria indústria”, afirmou o presidente.


Além da presidência da AEB e da diretoria de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento (DSAD/AEB), destaca-se a presença do diretor da ANP, Felipe Kury, que falou sobre a importância de o país aperfeiçoar seus instrumentos de monitoramento dos ativos continentais e marítimos no setor de petróleo. “Hoje, temos uma diversidade de atores no pré-sal. Estamos diante de um novo ciclo de investimentos. A atividade de E&P vai se intensificar, necessitando de maior acompanhamento. E um acompanhamento mais seguro torna o mercado brasileiro ainda mais atrativo para investimentos. Por isso, parcerias como essa, com a AEB, são tão importantes”, afirmou Kury.

A apresentação da ANP mostrou a visão de modernização do Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP), que inclui o projeto MultiSAR, para aquisição de imagens em cooperação técnica com a AEB, visando a um melhor acompanhamento das atividades da indústria do petróleo, contemplando questões como segurança operacional e proteção do meio ambiente, assim como a malha dutoviária brasileira, que tende a se expandir com o Novo Mercado de Gás.

O evento reuniu ainda representantes da Petrobras, do Ibama e da Marinha do Brasil, além de pesquisadores e empresas do setor espacial. As indústrias apontaram que detém tecnologia espacial para atender às demandas do setor com maior dinamismo e informação de qualidade, enquanto pesquisadores da Unicamp e da UFRJ apresentaram informações do estado do Rio de Janeiro sobre as tecnologias espaciais voltadas ao setor petrolífero, como a utilização de dados de Satélites Radar para a prospecção de novos campos de petróleo.

De acordo com o diretor da DSAD/AEB, Paulo Barros, é parte das obrigações desta autarquia promover esta integração entre empresas, Institutos, Academia e governo, no intuito de somar os esforços, otimizar os investimentos e buscar soluções conjuntas, de forma a atender aos interesses da sociedade. 

Sobre a AEB 

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB) - http://www.aeb.gov.br

Comentários