AEB Firma Parceria Com Ministério da Infraestrutura Para Implementar Programa de Desenvolvimento Integrado em Alcântara

Olá leitor!

Pois é, segue uma nota postada ontem (01/07) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB)” destacando que a Agencia firmou parceria com Ministério da Infraestrutura para implementar Programa de Desenvolvimento Integrado em Alcântara.

Duda Falcão

NOTÍCIAS 

AEB Firma Parceria Com Ministério da Infraestrutura Para Implementar Programa de Desenvolvimento Integrado em Alcântara 

Coordenação de Comunicação Social
Publicado em: 03/07/2020 - 14h24
Última modificação: 03/07/2020 - 15h16

Secretário-Executivo do MINFRA, Marcelo Sampaio, foi recebido na AEB para assinar documento que prevê trabalho em conjunto na  implantação do PDI-CEA

A Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI) formalizou Plano de Trabalho em Conjunto com o Ministério da Infraestrutura (MINFRA), nesta quinta-feira (02.07), para implementar ações relacionadas com o Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA). O documento foi assinado pelo Secretário-Executivo do MINFRA, Marcelo Sampaio, e pelo presidente da AEB, Carlos Moura.

A reunião tratou ainda de projetos e sinergias relacionados a Alcântara (MA) para melhorar a infraestrutura do município, com vistas a transformar o CEA em um centro de lançamento competitivo internacionalmente. O secretário comentou que conhece Alcântara e que sabe da sua riqueza cultural pouco explorada. Sampaio reforçou que será gratificante trabalhar em prol de entregas ao município e à toda sociedade brasileira.


Durante o processo de discussão do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), o Ministro de Ciência Tecnologia e Inovações, Astronauta Marcos Pontes, assegurou que, uma vez aprovado o acordo, AEB e MCTI se debruçariam no planejamento de todas as ações e melhorias técnicas e de infraestrutura para que Alcântara entre no mercado internacional de maneira competitiva, e leve a um processo de desenvolvimento socioeconômico inclusivo. “Essa parceria com o MINFRA é um exemplo concreto do governo federal arregaçando as mangas para viabilizar a melhoria dos diversos modais de transporte que atenderão Alcântara e região”, afirmou o presidente da AEB, Carlos Moura.

Alcântara precisa de implementação de infraestrutura em seu retorno. Para isso, AEB/MCTI e MINFRA trabalharão juntos, a afim de entregar benefícios ao estado do Maranhão, e para o Brasil. 

Sobre a AEB 

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB) - http://www.aeb.gov.br

Comentários

  1. Bacana que vão adaptar o CLA para receber o VLM/VLX mas... sem o motor S50 do que adianta?

    ResponderExcluir
  2. Já que a AEB não tem interesse em ter um programa espacial descente, deveria pelo menos auxiliar as Startups e candidatas a SpaceX brasileiras com um programa de Lançamento Comercial a partir do CLA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário