Apesar das Dificuldades Técnicas, Blog Realizou Com Sucesso na Última Quarta-Feira (27/05) 'Live' Relativa ao CEA

Olá leitor!

Pois então, na noite da última quarta-feira (27/05) mesmo com grandes dificuldades técnicas estivemos realizando com sucesso o quinto bate-papo (live) do Blog BRAZILIAN SPACE, desta vez tendo como tema o “Centro Espacial de Alcântara - Oportunidades e Desafios”, um assunto de suma importância para o futuro do Programa Espacial Brasileiro (PEB). 

Ao lado do ‘Prof. Rui Botelho’, da ativista do PEB, Miriam Rezende Gonçalves, e do Brigadeiro do Ar José Vagner Vital, estivemos por mais de duas horas debatendo como esses profissionais este importante novo passo do Programa Espacial Brasileiro.

Uma vez mais leitor, este quinto bate-papo foi bastante descontraído, mas infelizmente persistiu as dificuldades técnicas que nos obrigou mais uma vez realizar o debate diretamente na plataforma do ZOOM, o que muito possivelmente impediu várias pessoas de acompanhar 'inloco'. Diante disto, para quem por alguma razão não pode no dia de ontem nos acompanhar ao vivo, trago abaixo o vídeo gravado deste bate-papo, um vídeo 'bonus' enviado pelo Brig. Vital, bem como também (para aqueles ainda não familiarizados), o significado de alguns nomes e siglas abordadas pelos participantes. 





SIGLAS:

AEB - Agência Espacial Brasileira 

ALYA Nanosatellites - Pequena e atuante empresa (startup) do setor espacial brasileiro (baiana). (https://alyananosatellites.com).

CCISE – ‘Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais’ ligada ao Ministério da Defesa e ao Comando da Aeronáutica (COMAER) 

CEA - Centro Espacial de Alcântara (Espaçoporto e área industrial e de serviços planejada pelo atual Governo Bolsonaro para ser implementada no entorno do CLA) 

CLA - Centro de Lançamento de Alcântara 

CLBI - Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, centro de lançamento de foguetes da FAB localizada em Parnamirim-RN. 

CRON Sistemas - Pequena e atuante empresa (startup) do setor espacial brasileiro. (https://cronsistec.com.br).

Espaçoporto dos Açores - Iniciativa portuguesa da criação de um espaçoporto no arquipélago doa Açores, um futuro forte concorrente para o CEA 

FAB - Força Aérea Brasileira 

GFRJ - 'Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro' da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). (citado por mim) 

IAE - Instituto de Aeronáutica e Espaço 

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais 

MAB - Museu Aeroespacial Brasileiro (citado por mim) 

MISSÃO ARTEMIS - Missão tripulada da NASA que visa a volta definitiva da humanidade a Lua. 

NASA - National Aeronautics and Space Administration (Agência Espacial Americana). 

PEB - Programa Espacial Brasileiro 

PION Labs - Pequena empresa (startup) do setor espacial que também apoia a importante área educativa deste setor. (http://www.pionlabs.com.br). 

ROCKET LAB LAUNCH PAD - Sítios de lançamentos pertencentes a startup espacial americana 'Rocket Lab' que são situados na Nova Zelândia (complexo 1) e na Wallops Island-EUA (Complexo 2). A empresa produz o foguete ELECTRON e será uma forte concorrente do CEA com os seus preços competitivos.

Duda Falcão

Comentários