AEB Publica Portaria Que Estabelece Requisitos Sobre Licenciamento Espacial

Olá leitor!

Pois é, segue abaixo a nota oficial no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)” postada no dia (02/06) tendo como destaque a Portaria da Agencia que institui procedimentos e estabelece requisitos sobre licença de operador para execução de atividades espaciais de lançamento no território brasileiro.

Duda Falcão

NOTÍCIAS 

AEB Publica Portaria Que Estabelece Requisitos Sobre Licenciamento Espacial 

Coordenação de Comunicação Social
Publicado em: 02/06/2020 - 18h17
Última modificação: 02/06/2020 - 18h19


A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com a finalidade de promover o desenvolvimento das atividades espaciais de interesse nacional, publicou no Diário Oficial da União (DOU), Portaria N° 182 de 28 de maio de 2020, que institui procedimentos e estabelece requisitos sobre licença de operador para execução de atividades espaciais de lançamento no território brasileiro. 

A Licença de Operador é um requisito importante para viabilizar lançamento orbitais e suborbitais, utilizando o Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão. A Portaria estabelece diretrizes para as atividades espaciais de lançamento a serem executadas por pessoas jurídicas privadas e qualquer lançamento que alcance uma altitude superior a 100 quilômetros em relação ao nível do mar.

Além disso, a licença é um passo essencial para iniciar as atividades não militares no CEA e será concedido pela AEB a uma pessoa jurídica singular, associada ou consorciada, com sede ou representação no Brasil, para permitir a execução de atividades espaciais a partir do CEA. A Licença de Operador terá prazo de cinco anos, podendo ser renovada por períodos iguais e sucessivos.

O Presidente da AEB, Carlos Moura, destacou o Chamamento Público, edital que busca identificar empresas, nacionais e internacionais, que tenham interesse em realizar operações de lançamentos a partir do CEA, como uma fase importante para viabilizar operações espaciais em Alcântara.

“O Chamamento Público é o primeiro passo para o Brasil se tornar uma plataforma de lançamento, após a assinatura ratificação, pelo Congresso Nacional, do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), em novembro de 2019. Agora podemos considerar que o Brasil tem acesso pleno a todo o mercado, e tem condições de estabelecer negócios, que sejam mais competitivos para trabalhar-se em planos de negócios”, afirmou.

O procedimento para habilitação da Licença de Operador será realizado exclusivamente por meio eletrônico. Os interessados deverão encaminhar para o e-mail adastra@aeb.gov.br com as informações indicadas na Portaria. 

Sobre a AEB 

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTIC, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.


Fonte: Site da Agência Espacial brasileira (AEB) - http://www.aeb.gov.br

Comentários