China Anuncia Lançamento de Novo Foguete Com Nave Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (05/05) no site do “Portal O Tempo” destacando que a China anunciou lançamento de Novo Foguete com Nave Espacial.

Duda Falcão 

LONGA MARCHA 5B

China Anuncia Lançamento de Novo Foguete Com Nave Espacial

Lançamento é um passo crucial para transportar tripulantes à futura estação espacial chinesa e à Lua 

Por Por AFP
05/05/20 - 11h35

Foto: STR / AFP
China faz lançamento de mais um foguete ao espaço.

A China anunciou nesta terça-feira (5) o lançamento de uma nova nave espacial, um passo crucial para transportar tripulantes à futura estação espacial chinesa e à Lua.

Em seu primeiro voo, o foguete Longa Marcha 5B decolou da base de Wenchang, na ilha de Hainan (sul), com a nova nave - sem tripulantes - e alcançou a órbita prevista, afirmou a agência de notícias Xinhua.

A nave foi projetada para transportar tripulantes à futura estação espacial chinesa e à Lua. "Este voo é uma etapa importante do programa espacial chinês", afirmou Chen Lan, analista independente do site Gotaikonauts.com.

Desde 1999, a China já lançou várias naves "Shenzhu", construídas com base no modelo das "Soyuz" soviéticas e depois russas.

O novo veículo espacial chinês é considerado mais seguro e com maior resistência ao calor para a reentrada na atmosfera. Além disso, é mais longo (8,8 metros) e mais pesado (21,6 toneladas).

Como também é parcialmente reutilizável, abre novos horizontes para o programa espacial tripulado chinês.

"Tudo depende das ambições do programa espacial chinês, mas as missões além da Lua serão possíveis", declarou Carter Palmer, especialista em questões espaciais da empresa americana Forecast International.

Ir muito longe no espaço requer duas coisas principais: muita velocidade para se afastar das forças gravitacionais e uma proteção melhor contra temperaturas extremas, características que, a princípio, devem beneficiar esta nave.

A atual missão deve testar, entre outras coisas, seu escudo térmico e a capacidade para entrar na atmosfera.

A futura estação espacial chinesa (CSS), denominada Tiangong ("Palácio celeste" em mandarim), terá três partes: um módulo principal de quase 17 metros de comprimento (área de convivência e de trabalho) e dois módulos anexos (para experimentos científicos).

A montagem no espaço deve começar este ano, graças ao novo foguete Longa Marcha 5B, e terminará em 2022.

O foguete Longa Marcha 5B é outra novidade da missão desta terça-feira. Com um diâmetro de 5 metros, 849 toneladas de peso e 54 metros de comprimento, pode enviar ao espaço cargas de 22 toneladas. Será utilizado para lançar diferentes partes da futura estação espacial.

O êxito desta terça-feira tranquiliza os coordenadores do programa espacial chinês, após os fracassos do lançamento de um satélite indonésio (em abril) e do foguete Longa Marcha 7 (em março).

A China, que está investindo bilhões de euros em seu programa espacial, colocou vários satélites em órbita - por conta própria, ou em parceria com outros países.

No início de 2019, o país se tornou a primeira nação a pousar uma sonda no lado oculto da Lua.

Mas os chineses estão no mesmo nível dos americanos? "A China alcançou os Estados Unidos em algumas áreas espaciais, como a observação da Terra e a navegação", destaca Chen Lan.

"Mas sempre há grandes diferenças na exploração do espaço e dos voos tripulados", completa o analista, para quem os Estados Unidos continuam sendo "a principal potência espacial".

Dentro de alguns meses, o país deve lançar uma sonda com destino a Marte, planeta ao qual também espera enviar uma missão tripulada dentro de dez anos.


Fonte: Site do Portal O Tempo - https://www.otempo.com.br

Comentário: Pois é leitor, olha aí. Enquanto isso, em certa ‘Republica das Bananas Sulamericana”, onde tudo se anuncia, e pouco ou nada se concretiza, a barca da estupidez, da falta de atitude, da corrupção, da incompetência e da falta de comprometimento com a construção de um verdadeiro país, continuam de mãos dadas, pintando e bordando com o futuro do Brasil. Triste, mas, enquanto a Sociedade Brasileira não entender que precisa comprar essa briga, isto é, se quisermos realmente construir e deixar um legado para as futuras gerações, jamais seremos um país de verdade, pois país ‘cara pálida’ se constrói com cidadãos e nação só ocorre quando esta cidadania está consolidada. Ahhhh Duda, e o que é ser cidadão? Ou da poltrona, tu não sabes? Ué, os seu lideres vermelhos idolatrados falaram tanto em cidadania nesses 16 anos de desmandos e vocês não aprenderam até hoje nada sobre o conceito de cidadania? Engraçado isso, não, pois então, busque o ‘pai dos burros’ e se eduquem, pois já deveriam saber, ou não, rsrsrsrsrs, marginais sim, mas afinal de ignorantes seus líderes não tinham nada. Aproveitamos para agradecer ao Dr. Waldemar Castro Leite pelo envio dessa noticia.

Comentários

  1. Duda, sempre tive um apreço por assuntos relacionados ao espaço, principalmente tecnologias de observação, comunicação e transporte. O segundo, principalmente porque trabalho na área de TI, em vários segmentos, com um deles sendo telecomunicação. Recentemente encontrei a referência a seu site através de outro, de segmento militar (assunto que também me interesse devido a ligação com tecnologia).
    Sei que em nosso "Plano de Estado", o setor espacial não é devidamente valorizado. Os vários percalços encontrados fizeram com que a vontade esmorecesse em vez de ser potencializada. Mas agora vem a pergunta, existe, ou por parte do governo, ou por parte de empresas, ou por parte da comunidade científica especializada, um plano de projeto espacial, detalhado, com foco tanto em pesquisa e desenvolvimento quanto o mercado de transporte de satélites? Não lembro de ter visto até hoje um artigo especificando, tecnicamente, aonde queremos realmente chegar, com um planejamento efetivo a curto, médio e longo prazo.
    Referente ao tempo perdido, concordo que tivemos os 16 anos de retrocesso no que tange ordem e progresso, onde foi colocado na cabeça da população que o cidadãos possui apenas direitos, esquecendo que, na verdade, os deveres vem antes. Abraço e obrigado pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MMerlin!

      Num contexto geral não existe sequer um plano de nação, como pode existir algo assim em um setor tão desconhecido da Sociedade? Nosso povo MMerlin acredita que a Lua é a morada de São Jorge, rsrsrsrs. Falta compromisso político para estabelecer uma verdadeira política espacial no país, não há esse compromisso, mas como poderia haver se quem tem o poder não está interessado em construir nada que não lhe beneficie? Programa Espacial não gera voto, só em países de verdade onde o seu povo é politizado. Vc caro amigo, nasceu num território de Piratas.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Sem dúvida não existe. O Brasil precisa ser tratado como um projeto. Sendo assim, ter um documento equivalente a Plano de Projeto (que seria o Plano de Estado) se torna essencial. Mas com uma classe política do tipo self-serving, fica bem difícil. Referente a área de projetos espaciais, alguns projetos relacionado com setores militares que poderia ser interessante a criação de uma associação, com foco em pesquisa e desenvolvimento voltados a produtos do tema em questão, com diferentes empresas e grupos de pesquisadores civis. Digo isto devido ao modo mais comprometido (sem tanta interferência política) e disciplinado com que os militares levam seus projetos. De repente financiando competições com objetivos específicos, nos moldes do Google Lunar XPrize, mas de menos complexabilidade. Infelizmente não vejo um órgão, do tipo civíl como a Nasa, florecer por aqui. A influência política desgastaria o projeto e parlamentares com segundas intenções minariam o que restaria.

      Excluir

Postar um comentário