Sonda Voyager 2 Chega ao Espaço Interestelar

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (04/11) no site do “Jornal O Globo”, destacando que a Sonda Voyager 2 chegou ao espaço interestelar.

Duda Falcão

SOCIEDADE

Sonda Voyager 2 Chega ao Espaço Interestelar

A 1,8 bilhão de quilômetros da Terra, espaçonave-robô é o segundo artefato humano a sair do Sistema Solar

Por Rafael Garcia
04/11/2019 - 13:07
Atualizado em 04/11/2019 - 13:44

Foto: JPL/NASA
Ilustração mostra a sonda espacial Voyager 2, da NASA.

SÃO PAULO - A notícia até parece velha, mas é novíssima: um ano depois, é possível cravar que a sonda espacial Voyager 2 se tornou o segundo artefato humano a conseguir chegar no espaço interestelar. Em uma série de estudos publicados hoje, cientistas mostram que a espaçonave robótica não está mais na zona de influência do Sol, a julgar pelos dados que ela transmite . A notícia demorou para ser confirmada porque a análise de sinais necessária para confirmá-la tomou quase um ano.

Segundo os pesquisadores que analisaram as informações fornecidas pela Nasa, a Voyager 2 já cruzou a fronteira chamada "heliopausa" , e não é mais capaz de sentir o sopro do "vento solar", partículas eletricamente carregadas que o Sol emite.

No espaço entre a zona de influência de uma estrela e outra, todas as partículas que a Voyager2 detecta são do plasma (estado da matéria extremamente rarefeito) proveniente do meio interestelar. A primeira sonda a atingir a façanha foi a Voyager 1 , em 2012, e a transição de sinais da Voyager 2 é semelhante.

A confirmação da passagem da sonda exigiu um trabalho pesado de análise de dados, que foi revisado por um grupo independente de cientistas, e está descrito em uma série de cinco estudos publicados hoje na revista "Nature Astronomy".

Em 2013, a Voyager 2 já havia chegado numa fronteira chamada "choque de terminação", a zona em que o vento solar começa a colidir com o vento interestelar até ser desviado e parar. A transição entre o choque de terminação e a heliopausa foi então finalmente encerrada, a 1,8 bilhão de quilômetros de distância: quase 120 vezes a distância entre a Terra e o Sol.

Os sinais transmitidos pela sonda são ondas eletromagnéticas viajando à velocidade da luz, mas mesmo assim demoram cerca de 20 horas para chegar à Terra. Os pesquisadores afirmam que o sucesso do programa Voyager permitiu a descoberta de que existe um limite claro entre a zona de influência do Sol e o espaço exterior. 

Fronteira Nítida 

"Em um sentido histórico, a ideia antiga de que o vento solar vai minguar gradualmente à medida que se entra no espaço interestelar simplesmente não é verdade", afirmou Don Gurnett, cientista da Universidade de Iowa, autor de um dos estudos que saem hoje sobre a sonda. "Mostramos com a Voyager 2, e anteriormente com a Voyager 1, que á uma fronteira clara lá fora. É fascinante como fluidos, incluindo os plasmas, podem formar fronteiras."

Apesar de ser a segunda sonda a cruzar a heliopausa, cientistas aguardavam ansiosamente seus dados, porque a Voyager 1, também lançada em 1977, não estava equipada para documentar a transição ao hiperespaço. Os estudos que comprovariam sua incursão interestelar ainda eram questionados por alguns astrônomos.

"Diferentemente da Voyager 1, a Voyager 2 tem um instrumento de plasma funcionando a bordo", explica R. Du Toit Straus, astrônomo da North-West University, da África do Sul, que comentou a descoberta em um artigo na "Nature Astronomy". "Desta vez, a passagem pela heliopausa foi confirmada por medidas diretas da densidade do plasma."

Os dados mais recentes, além disso, mostram uma transição de comportamento da sonda muito parecida com os da Voyager 1, reforçando a confirmação de que as duas espaçonaves-robô agora estão em viagem interestelar.


Fonte: Site G1 do Globo.com - https://oglobo.globo.com

Comentários