Rússia Planeja Renovar Seu Sistema Orbital GLONASS em 2020

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (05/11) no site “Sputnik Brasil”, destacando que a Rússia planeja renovar seu Sistema Orbital GLONASS em 2020.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Rússia Planeja Renovar Seu Sistema Orbital GLONASS em 2020

Sputnik Brasil
05/11/2019 - 23:08

© Sputnik / Ilia Pitalev

A Rússia planeja realizar cinco lançamentos de satélite de navegação em 2020 para renovar o seu Sistema Orbital Global de Navegação por Satélite, GLONASS.

Segundo uma fonte da Agência Espacial Federal Russa, Roscosmos, revelou à Sputnik, todos os lançamentos serão realizados no Cosmódromo de Plesetsk, no norte do país, com foguetes Soyuz-2. 

"No próximo ano (2020), planejamos lançar os dois últimos satélites da série GLONASS-M e começar a renovar a constelação orbital com dispositivos de nova geração. Será realizado o lançamento de dois satélites GLONASS-K e o primeiro dispositivo do Geração Glonass-K2", informou o interlocutor da agência Sputnik. 

Os satélites GLONASS-K e Glonass-K2, da nova geração, são diferentes do dispositivo da geração anterior, GLONASS-M, pois emitem um número maior de sinais de navegação (o GLONASS-M emite cinco sinais e os GLONASS-K e Glonass-K2 emitem sete e nove sinais, respectivamente).

Os novos satélites também são superiores em termos de tempo de serviço. GLONASS-M operam durante sete anos, contra dez anos dos GLONASS-K e GLONASS-K2.

Atualmente, a frota orbital dos satélites russos GLONASS possui 27 dispositivos espaciais, incluindo 25 satélites GLONASS-M e dois satélites GLONASS-K.

Destes, 23 estão operando de acordo com sua designação funcional, um está em reserva orbital, um está em fase de testes e os outros dois estão em manutenção.

Para cobrir toda a superfície da Terra com sinais de geolocalização o sistema GLONASS precisa de 24 satélites operacionais.

Criado em tempos da União Soviética e lançado em 1993, o sistema GLONASS, análogo ao GPS dos EUA, determina em tempo real com grande precisão as coordenadas da localização e os parâmetros de movimento (velocidade e altura) dos objetos localizados no ar, terra ou mar.

Como no caso de outros sistemas similares, GLONASS pode ser usado para observar desastres naturais, realizar operações de resgate e possui aplicações comerciais como, por exemplo, segurança no trânsito e cobrança de pedágios.


Fonte: Site Sputnik Brasil - https://br.sputniknews.com

Comentários