O Nosso Universo é Uma Esfera Fechada, Sugere Novo Estudo

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (05/11) no site da “Revista Galileu”, destacando que segundo um Novo Estudo o nosso Universo seria uma Esfera Fechada.

Duda Falcão

ESPAÇO

Universo é Uma Esfera Fechada, Sugere Novo Estudo

Dados do Observatório Espacial Planck podem revolucionar o que sabemos de cosmologia

Por Redação Galileu
05 Nov 2019 - 14h58
Atualizado em 05 Nov 2019 - 14h58

(Foto: ESA / LFI & HFI Consortia)
Modelo do universo esférico.

Por muito tempo, cientistas consideraram que o universo era plano, mas agora um estudo publicado no periódico científico Nature Astronomy mostrou que, na verdade, vivemos dentro de uma gigantesca esfera fechada.

Antes acreditava-se que no vácuo do universo, as partículas chamadas fótons, que transportam energia das radiações eletromagnéticas, seguiam uma linha reta. Mas agora, como o universo pode ser esférico, os astrônomos acreditam que essas partículas vão e voltam de onde vieram.

Um dado que sustenta o formato em esfera do universo é a existência de um fenômeno no qual a gravidade curva o caminho da luz – efeito previsto pela teoria da Lente Gravitacional, proposta por Albert Einstein.

Outro indício é que a gravidade também curva a radiação eletromagnética deixada entre galáxias e estrelas. Essa radiação é um resquício do período inicial do universo, quando o Big Bang ocorreu e se formaram os primeiros átomos neutros – aqueles que têm a mesma quantidade de cargas positivas e negativas.

Nessa pesquisa, a conclusão de que o universo é esférico chegou quando os cientistas viram que a gravidade estava curvando bem mais o caminho da luz. Eles notaram por meio de dados do Observatório Espacial Planck, da Agência Espacial Europeia (ESA), que mostram diferenças de concentração entre matéria escura e energia escura.

Matéria escura do universo é uma massa detectável pela força gravitacional, que não emite nenhuma luz. Já a energia escura tem uma pressão negativa, que atua contra a gravidade e que tem acelerado a expansão do universo pelos últimos cinco bilhões de anos.

A discrepância entre a matéria escura e a energia escura faz com que o universo colida consigo mesmo, criando um formato de esfera.

A líder da descoberta, Eleonora Di Valentino, da Universidade de Manchester no Reino Unido, considerou que o estudo pode revolucionar o que sabemos sobre o cosmos, pois nos levaria a  "repensar o drástico do modelo cosmológico de concordância atual". 


Fonte: Site da Revista Galileu - https://revistagalileu.globo.com

Comentário: Pois é leitor, ainda que seja apenas uma teoria a ser comprovada e muito provavelmente depois do meu período de vida, modesta parte sempre achei que o ‘universo fechado’ em forma de uma esfera seria uma possibilidade plausível, já que este formato é estável, energeticamente eficiente e muito encontrado na natureza. Enfim... é apenas algo a ser comprovado e as gerações de físicos e astrofísicos terão pela frente ainda muito trabalho até que se chegue a uma resposta definitiva nesta questão.

Comentários