Nova Nave Espacial da Boeing Não é Segura Para a Tripulação, Diz Cosmonauta Pavel Vinogradov

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (05/11) no site “Sputnik Brasil”, destacando que segundo o Cosmonauta Pavel Vinogradov a nova espaçonave ‘Starliner’ da Boeing não é segura para a tripulação.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA 

Nova Nave Espacial da Boeing Não é Segura Para a Tripulação, Diz Cosmonauta 

Sputnik Brasil
05/11/2019 - 10:42

© AP Photo / NASA

A nova nave espacial Starliner, desenvolvida pela companhia norte-americana Boeing, não está pronta para lançamentos tripulados, uma vez que não apresenta condições satisfatórias de segurança para a tripulação, acredita o cosmonauta russo Pavel Vinogradov.

O cosmonauta, condecorado como Herói da Rússia, explica que o teste do sistema de paraquedas da nave não foi realizado com sucesso.

Nesta segunda-feira (4), a empresa norte-americana efetuou testes do sistema de resgate de emergência da sua nova nave espacial tripulada Starliner. Os testes foram realizados no polígono de White Sands, no estado norte-americano do Novo México. Um dos três paraquedas falhou durante o teste.

A agência espacial norte-americana, NASA, considerou a condição da nave como "aceitável" quanto à segurança da tripulação. Os resultados insatisfatórios dos testes não afetaram de maneira nenhuma o cronograma para o próximo lançamento não tripulado da nave, previsto para ocorrer em 17 de dezembro.

Nova nave espacial desenvolvida pela Boeing passa por testes nos EUA, em 4 de novembro de 2019. Houve falha na abertura de três paraquedas.

A nova nave Starliner deve substituir o ônibus espacial Space Shuttle, que está fora de operação. Desde 2011, os astronautas norte-americanos têm utilizado naves espaciais russas Soyuz para se dirigir à Estação Espacial Internacional. 

"Não podemos falar de 'segurança' em um caso como este. Essa espaçonave não deve ser lançada, muito menos com tripulação", disse Vinogradov à Sputnik. 

De acordo com o cosmonauta, os testes mostraram que o sistema de paraquedas deve ser melhorado, assim como todo o sistema de resgate de emergência da nave norte-americana.

Vinogradov acrescentou que é permitido utilizar os sistemas de paraquedas com múltiplas cúpulas em caso de falha de uma das cúpulas, mas ninguém fará um voo tripulado real até atingir um funcionamento de 100% do sistema de paraquedas. 

"Não deve haver permissão de voo para pouso com dois paraquedas', disse o cosmonauta. 

Vinogradov explicou que, por exemplo, a Soyuz russa retorna a Terra com auxílio de um paraquedas grande, mas a nave tem sempre um paraquedas de reserva.

© Sputnik / Grigory Sysoev
Cosmonautas russos Pavel Vinogradov e Aleksandr Misurkin se preparam para lançamento da nave Soyuz TMA-M, junto com o astronauta norte-americano Christopher Cassidy (à esquerda).

A Rússia está desenvolvendo uma nova nave espacial, conhecida como Orel, na qual está previsto o uso de três paraquedas.


Fonte: Site Sputnik Brasil - https://br.sputniknews.com

Comentário: Pois é leitor, com todo respeito que eu devo ao herói russo, Pavel Vinogradov (o mesmo cosmonauta que acompanhou o nosso ministro Marcos Pontes para a Estação Espacial Internacional durante o voo da 'Soyuz TMA-8- Missão Centenário' em março de 2006), fico na dúvida quanto à seriedade da sua opinião, pois pode está sendo influenciada por questões comerciais. Afinal leitor, se a frota americana em desenvolvimento resolver a questão de acesso a ISS do TIO SAM, a Rússia perderá definitivamente o serviço de transporte dos astronautas ao espaço, serviço este que tem sido bastante lucrativo para os Russos.

Comentários