Espaçonave da Boeing 'CST-100 Starliner' Que Levará Astronautas dos EUA à ISS Passa Por Teste de Segurança

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (04/11) no site “Canaltech”, destacando que a espaçonave “CST-100 Starliner” da Boeing que levará astronautas dos EUA à ISS passa por teste de segurança.

Duda Falcão

HOME - CIÊNCIA – ESPAÇO

Nave da Boeing Que Levará Astronautas dos EUA à ISS Passa Por Teste de Segurança

Por Felipe Junqueira
Canaltech
Fonte: The Verge
04 de Novembro de 2019 às 19h55

A Boeing prepara o primeiro lançamento de sua nave CST-100 Starliner para dezembro, e corre para realizar todos os testes em tempo. Nesta segunda-feira (4), foi feito um teste para verificar se o sistema de abortagem está pronto para garantir a segurança da nave e de sua tripulação caso haja problemas durante o lançamento.

Foram precisos apenas 95 segundos para testar se a cápsula consegue chegar intacta ao solo em uma situação de emergência. Ou seja, foi um teste de abortamento da missão, que aciona um sistema emergencial para a eventualidade de o foguete se separar da cápsula ou apresentar algum outro defeito durante a decolagem.



Para isso, um sistema de paraquedas foi instalado, além de um airbag que se abre na parte de baixo. Assim, a nave perde velocidade enquanto cai, além de ter uma aterrissagem suave. Um dos paraquedas não se abriu, mas os dois restantes deram conta do recado durante este teste. A nave se separa do foguete com um motor de propulsão que vai levá-la a uma distância segura antes de acionar os “freios” para a queda.

A Starliner foi desenvolvida para levar até sete pessoas para a ISS e depois trazê-las de volta à Terra. Resta saber, agora, se a falha em um dos paraquedas vai atrasar o cronograma, ou se a previsão do primeiro lançamento orbital para dezembro será mantida.


Fonte: Site Canaltech -  https://canaltech.com.br 

Comentário: Pois é leitor, será que a Boeing conseguirá entregar a CST-100 Starliner primeiro a NASA do que a SpaceX a sua espaçonave Crew Dragon? As apostas estão lançadas. Vamos ver se o Sr. Elon Musk consegue entregar algo a NASA, pois a Boeing apesar de atrasada, não tem mais nada a provar a esta Agência Espacial Americana. Já a SpaceX e tantas outras...

Comentários

  1. Um dado importante: A Starliner, da Boeing recebeu US $ 4,8 bilhões no total para desenvolvimento, enquanto a Crew Dragon, da SpaceX, recebeu 3,1 bilhões. Estes valores incluem além do desenvolvimento, 2 lançamentos de demonstração e 6 vôos operacionais de cada empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bernardino!

      Pois é, e vamos ver quem irá cumprir como se espera toda essa programação. Como eu disse a Boeing não tem mais nada a provar a NASA, já a SpaceX e tantas outras tem e muito. Talvez até por ter credibilidade a Boeing tenha conseguido um contrato mais vantajoso, enquanto a SpaceX, entre outras, continuam sendo uma aposta para o governo americano.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário