Cooperação Tecnológica Para Coleta de Dados Via Satélite em São José dos Campos

Olá leitor!

Segue abaixo uma curiosa notícia postada ontem (01/11) no site “Portogente”, destacando que a empresa Visiona e a Prefeitura de São Jose dos Campos assinam Termo de Cooperação Tecnológica para Coleta de Dados Via Satélite.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA 

Cooperação Tecnológica Para Coleta de Dados Via Satélite em São José dos Campos

Assessoria de Comunicação
Portogente
01 de Novembro de 2019 às 00:11

A Visiona, uma joint-venture entre Embraer e Telebras, assinou hoje um Termo de Cooperação Tecnológica com a Prefeitura de São José dos Campos. A cerimônia aconteceu no Parque Tecnológico da cidade e contou com a presença das autoridades locais, pesquisadores e representantes do setor aeroespacial brasileiro.


A parceria permitirá que a prefeitura utilize imagens orbitais geradas pelo VCUB, primeiro nanossatélite desenvolvido pela indústria brasileira para observação da Terra e coleta de dados. O nanossatélite tem previsão para entrar em órbita em 2020.

Durante o evento, João Paulo Campos, presidente da Visiona, destacou a importância de São José dos Campos para o setor. “O município é polo de ciência e tecnologia do país, principalmente no setor aeroespacial, e possui papel fundamental na validação e desenvolvimento de aplicações de satélite na gestão municipal. Estamos muito felizes com essa nova parceria, uma vez que a região está na vanguarda do uso desta tecnologia no Brasil.”

A parceria reúne também outras instituições, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Santa Catarina, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), o Governo de Santa Catarina, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), que se uniram para identificar oportunidades para o desenvolvimento conjunto de soluções tecnológicas baseadas em sistemas espaciais de observação da Terra.

A solenidade reuniu autoridades locais, representantes das empresas envolvidas e cientistas.

Fonte: Site Portogente - https://portogente.com.br 

Comentário: Pois é leitor essa é uma curiosa notícia e espero que venha realmente funcionar.

Comentários