Astrônoma Sugere Usar o Sol Como "Lupa" Para Procurar Vida Alienígena

Olá leitor!

Segue abaixo uma curiosa notícia postada dia (30/10) no site “Canaltech”, destacando que Astrônoma sugere usar o Sol como "Lupa" para procurar Vida Alienígena.

Duda Falcão

HOME - CIÊNCIA - ESPAÇO

Astrônoma Sugere Usar o Sol Como "Lupa" Para Procurar Vida Alienígena; Entenda

Por Felipe Junqueira
Canaltech
Fonte: Space.com
30 de Outubro de 2019 às 10h33

O Sol pode servir como um instrumento bastante curioso para encontrarmos indícios de vida inteligente em outros planetas. Segundo a ideia de uma astrônoma do MIT, a estrela do Sistema Solar poderia funcionar como uma espécie de lente de aumento para chegarmos a evidências claras sobre a presença de alienígenas em outros pontos do universo.

A ideia foi apresentada por Sara Seager durante um painel no International Astronautical Congress. O plano parte de uma premissa já bastante utilizada pelos observadores do espaço para enxergar objetos mais distantes: o fenômeno das lentes gravitacionais. Assim, é possível enxergar mais perto de algum objeto espacial  extremamente distante somente contando com essa distorção promovida pela gravidade de outro objeto no meio do caminho — e, de acordo com Seager, poderíamos tentar usar o Sol para promover tal efeito e observar algum planeta em que eventualmente for encontrada suspeita de haver bioassinaturas.

O conceito é o seguinte: quando três objetos celestes estão precisamente alinhados, sendo um instrumento na órbita da Terra ou relativamente próximo, uma galáxia ou aglomerado de galáxias, e o objeto de interesse, a massa da gravidade dessas galáxias no meio do caminho distorce o trajeto da luz, permitindo que o objeto mais distante possa ser visto com mais detalhes e nitidez. Tudo funciona como uma gigantesca lupa virtual.

(Imagem: NASA)
A imagem explica a lente gravitacional, fenômeno que resulta na flexão da luz em torno de um objeto de grande massa a uma longa distância. As linhas brancas mostram o caminho da luz de uma fonte distante até um observador aqui na Terra, e as linhas laranjas mostram as posições aparentes do objeto para o observador.

A ideia de Seager é usar o Sol no lugar da galáxia ou de um aglomerado como lente gravitacional. Contudo, “ainda não temos certeza de isso é possível”, observa a astrônoma.

Além do mais, existe todo o desafio de encontrar o alinhamento perfeito entre o Sol e os outros dois pontos de interesse. Mas não deixa de ser uma possibilidade de conseguirmos mais evidência da existência de alienígenas, já que apenas uma bioassinatura seria insuficiente para determinar a presença de vida em outro lugar além da Terra.


Fonte: Site Canaltech - https://canaltech.com.br

Comentários