AEB Defende Candidatura Para Sediar o Maior Evento da Área Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (05/11) no site “Agência Espacial Brasileira (AEB)” destacando que a Agência defendeu candidatura para sediar o maior evento da Área Espacial.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

AEB Defende Candidatura Para Sediar o Maior Evento da Área Espacial

Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em: 05/11/2019 - 17h58
Última modificação: 05/11/2019 - 17h58


A Agência Espacial Brasileira (AEB) defendeu em Washington DC, capital dos Estados Unidos, no 70º Congresso Internacional de Astronáutica (IAC), a candidatura do Brasil para sediar o maior evento da área espacial, o IAC. O Rio de Janeiro foi a capital indicada pela AEB como candidata, disputando com Nova Delhi (Índia), Baku (Azerbaijão) e Singapura. Depois de uma semana de apresentações técnicas sobre as candidaturas, Baku foi a cidade escolhida pela Assembleia Geral da Federação Internacional de Astronáutica para sediar o 73º Congresso em 2022.

“Sediar o IAC será sempre uma ótima oportunidade de o país estreitar os laços com outras agências espaciais, empresas e organizações espaciais estrangeiras, além de fortalecer as relações e parcerias já firmadas na área de tecnologia espacial”, afirmou o presidente da AEB, Carlos Moura.

Com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Ministério da Defesa (MD), da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de outras entidades parceiras da AEB, foram atendidos todos os critérios do edital de seleção.

Apesar dos esforços empreendidos pela equipe da AEB, durante cerca de nove meses de preparação da documentação exigida, o Brasil não conseguiu conquistar o sonho de sediar o Congresso pela segunda vez. O País já sediou o evento em 2000, no Rio de Janeiro.

O IAC acontece durante uma semana e conta com uma intensa agenda de atividades, quando representantes de diversas agências espaciais do mundo participam de reuniões dos comitês temáticos, das sessões técnicas e dos workshops e discutem o avanço e o progresso do setor espacial no mundo. Em sua 70ª edição, este ano o evento comemorou os 50 anos da chegada do homem à Lua. O Congresso é organizado anualmente pela Federação Internacional de Astronáutica (IAF). 

Congresso Internacional de Astronáutica 

O IAC é realizado anualmente desde 1950 em diferentes países. O Congresso é uma plataforma global que reúne representantes da comunidade espacial, incluindo chefes de agências espaciais, centros científicos e organizações internacionais, além de cientistas famosos, profissionais do setor privado, jovens pesquisadores e alunos. O Congresso ainda proporciona aos participantes a oportunidade de acompanhar as tendências e inovações na indústria espacial. 

Agência Espacial Brasileira (AEB) 

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.



Fonte: Site da Agência Espacial brasileira (AEB) - http://www.aeb.gov.br 

Comentário: Pois é leitor, reconheço que a presença da AEB neste evento foi importante, mas como eu já havia dito em comentário anterior, defender a candidatura brasileira para realizar no país o Congresso Internacional de Astronáutica (IAC em inglês) em 2022 foi um desatino e felizmente para nós não deu em nada. É verdade que sediar o IAC é uma ótima oportunidade de um país estreitar os laços com outras agências espaciais, empresas e organizações espaciais estrangeiras, além de fortalecer as relações e parcerias já firmadas na área de tecnologia espacial como afirmou o presidente da AEB, o Sr. Carlos Moura, mas tudo na vida tem o seu momento e por agora a agencia tem prioridades muito mais importantes, como arrumar a casa. O PEB é uma tremenda bagunça, a agencia não tem credibilidade nenhuma, tem entre seus servidores ervas daninhas que precisam ser eliminadas, precisa resgatar perante ao governo, aos militares e ao Congresso, a força e o status político necessário para conduzir com sapiência os rumos do Programa Espacial, e não é colocando a carroça na frente dos cavalos que isso vai acontecer.

Comentários

  1. A AEB não conseguiu fazer uma recepção decente para os seus concursados. Levou 6 meses para fazer um evento meia boca com apresentações porcas. Imagine realizar um evento desse porte. Isso é desculpa para turbinar os gastos em diárias e passagens. Procure os gastos nessa rubrica DUDA. Perceberá que a farra rola solta sem nenhum resultado prático.

    ResponderExcluir

Postar um comentário