Imagem de Astrofotógrafo Brasileiro é Destaque em Site da NASA

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada ontem (30/04) no site da Revista Galileu destacando que uma imagem do astrofotógrafo brasileiro Carlos "Kiko"Fairbairn, foi destaque em site da NASA.

Duda Falcão

CIÊNCIA - ESPAÇO - ASTRONOMIA

Imagem de Astrofotógrafo Brasileiro
é Destaque em Site da NASA

Fotografia da constelação Cruzeiro do Sul foi captada do
céu noturno da cidade Alto Paraíso de Goiás

Por Nathalia Fabro
30/04/2019 - 08h43
Atualizado - 08h43

(Foto: Carlos Kiko Fairbain)
CRUX, Constelação de Cruzeiro do Sul.

Na última sexta-feira (26), o site Astronomy Picture of the Day (Apod), mantido pela NASA, destacou uma fotografia da Crux, constelação de Cruzeiro do Sul, feita pelo brasileiro Carlos "Kiko"Fairbairn. Diariamente, o portal dá ênfase para uma imagem do espaço produzida por amadores ou cientistas profissionais.

A astrofotografia, ramo especializado em registrar corpos celestes e outros fenômenos astronômicos, é hobby de Fairbain há alguns anos. Não é a primeira vez que ele tem uma imagem reconhecida pela agência espacial norte-americana: em julho de 2018, sua foto da Lua de Sangue entrou no Apod. Desde 2015, ele já teve mais seis registros destacados. 

"O que acho legal é que eles dão espaço para pessoas que não estão em observatórios profissionais", diz Fairbain à GALILEU. "Acho isso importante porque cria uma ponte de proximidade das pessoas com a ciência e a astronomia."

A foto da Crux foi registrada sob o céu norturno brasileiro da cidade de Alto Paraíso de Goiás em junho de 2018. "Abrangendo cerca de 20 graus, começa com a extensão escura da nebulosa Coalsack no canto inferior esquerdo, debaixo de um braço do Southern Cross", diz a explicação do Apod. "Essa constelação compacta é encimada por Gamma Crucis amarelada brilhante, uma estrela gigante fria a meros 88 anos-luz de distância. Uma linha de Gamma Crucis através da estrela azul na parte inferior da cruz, Alpha Crucis, aponta para o polo celeste sul."

Para encontrar o corpo celeste, o indicado é seguir a Via Láctea para a direita, onde "seu olhar passará pela IC 2948, conhecida como a nebulosa Running Chicken, antes de atingir Eta Carinae e a Nebulosa Carina, perto da borda direita do quadro", continua a descrição. Localizada a aproximadamente de 7,5 mil anos-luz da Terra, a Nebulosa Carina é uma região onde há constante formação de estrelas. 

Arte-Ciência

Ao lado de mais 24 astrofotógrafos brasileiros amadores, Fairbain lançou o livro Encontro Brasileiro de Astrofotografia, Vol. - 2018. A obra reúne mais de 70 imagens do espaço, entre aglomerados de galáxias, estrelas, nebulosas e pulsares. "A astrofotografia tem poder muito grande de fazer a tradução entre o universo e as pessoas", comenta ele. 

O livro, que está disponível para download gratuito no site do Clube de Astronomia de Brasilia (CAsB), é destaque da edição de maio (nº 334) da GALILEU. Garanta a sua revista para conhecer um pouco mais sobre este ramo de arte-ciência e o projeto dos astrofotógrafos.


Fonte: site da Revista Galileu - 30/04/2019 - http://revistagalileu.globo.com

Comentário: Pois é, olha aí mais um gol dessa galera. Parabéns ao astrofotógrafo brasileiro Carlos "Kiko"Fairbairn pelo reconhecimento internacional de seu trabalho. Well done Mr. Kiko

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial