Primeiro Cubesat Desenvolvido Por Empresa Privada Brasileira Finaliza Testes Ambientais no INPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (15/09) no site “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que o primeiro cubesat desenvolvido por empresa privada brasileira finalizou seus Testes Ambientais no INPE.

Brazilian Space


Primeiro Cubesat Desenvolvido por Empresa Privada Brasileira Finaliza Testes Ambientais no INPE  

Por INPE
Publicado: Set 14, 2020


O Modelo de Engenharia, primeiro modelo de desenvolvimento, do Nanossatélite NANOMIRAX/CRON-1 realizou sua campanha de teste ambientais no LIT. Foram executados os testes dinâmicos e de ciclo térmico em pressão ambiente para aceitação de alguns subsistemas do satélite.

Este satélite é o primeiro Cubesat (2U) desenvolvido por uma empresa privada brasileira, a CRON, criada por pesquisadores do INPE. O projeto foi selecionado numa das chamadas do Programa de inovação de pequenas empresas (PIPE) da FAPESP. No projeto também participam a empresa EMSISTI criada por ex-alunos da pós-graduação do INPE, as empresas brasileiras HorusEye e USIPED, e o grupo de Astrofísica do INPE.

A carga útil é constituída por uma câmera com 4 detetores de raios X e 3 placas eletrônicas para demonstração tecnológica. A missão cientifica deste projeto consiste na detecção de radiação de raios-X e raios gama no espaço, possivelmente de explosões cósmicas, como rajadas de raios gama (GRBs).



Fonte: Instituto nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) - http://www.inpe.br

Comentários

  1. Olá Prof. Rui Botelho!

    Que notícia maravilhosa, heim? Poxa Prof. Rui, como é bom saber também que além da startup 'CRON Sistemas e Tecnologias' do nosso conhecidíssimo Dr. Otávio Durão, outras startups como a 'EMSISTI Sistemas Aeroespaciais & Tecnologia' do jovem Marcelo Essado e a 'HorusEye' do Dr. Valter Schad, bem como essa empresa USIPED (empresa esta de Caçapava-SP que criou uma nova divisão exclusiva para fabricação de nano satélites, ou seja a 'U-sat' - fabrica toda estrutura e os dispositivos de montagem, tudo dentro das normas internacionais.) estão envolvidos todos juntos com o grupo de Astrofísica do INPE para o desenvolvimento deste projeto. Enquanto isso, o tão divulgado VCUB da ACS dos Satélites.... Quero aqui Prof. Rui publicamente parabenizar o Dr. Otávio Durão, o jovem Marcelo Essado, o Dr. Valter Schad, bem como a empresa USIPED e o Grupo de Astrofísica do INPE pelo andamento deste fantástico projeto, certamente o primeiro creio eu de muitos. Sucesso a todos voces. Avante NANOMIRAX/CRON-1

    Abs

    Duda Falcão

    ResponderExcluir

Postar um comentário