Startup Aeroespacial Lançará Ainda Esse Semestre Foguete Híbrido em Escala Para Confimar Nível Tecnológico

Olá leitor!

Nas últimas semanas estivemos divulgado notícias relacionadas com as atividades de nossas startups aeroespaciais, este foi o caso da ‘VSAT Space Program’ e suas conquistas, da ‘CLC Consultoria’ que participou recentemente da feira de Defesa, Espaço e Segurança LAAD 2019 apresentando produtos (veja aqui), e mais recentemente, neste final de semana, da ‘Acrux Aerospace Technologies (veja aqui)’.

Vale dizer caro leitor que essas atividades demonstram inequivocavelmente o crescimento e o potencial futuro dessas pequenas empresas dentro deste setor espacial, motivadas que são pelo novo modelo New Space de gestão, e porque não dizer também, pelas novas perspectivas que se abrem para o setor espacial do país neste novo governo do Presidente Bolsonaro.

Este é o caso, por exemplo, da ‘PION Labs’, outra startup aeroespacial brasileira que tem como foco o desenvolvimento de lançadores de  pequeno porte no Brasil. Em contato com o CEO da empresa, o Eng. Calvin Souto Trubiene, nos foi informado que com a transferência do Eng. Cauê Napier para a startup PLD  (empresa espanhola de lançadores) a equipe da PION se modificou e agora está bem maior, já contando com mais de dez engenheiros de diversas modalidades, ou seja, engenheiros aeroespaciais,  eletrônicos, de automação, químicos e mecânicos.

“Como todos sabem, a pesquisa e o desenvolvimento no nicho aeroespacial é complexa e demanda  conhecimento e testes. Nós estamos totalmente focados no desenvolvimento e, por conta disso, optamos pela descrição nos últimos tempos. Já fizemos mais de dez teste estáticos do nosso motor híbrido, e estamos prontos para o primeiro lançamento ainda neste semestre de um foguete em escala para confirmação do nível de desenvolvimento tecnológico e para testes de  equipamentos de solo, embarcados e da recuperação do foguete”, afirmou o Eng. Trubiene.

Em reconhecimento ao trabalho que a ‘PION Labs’ vem realizando, o site britânico ‘NewSpace People’ realizou uma pequena entrevista com o Eng. Calvin Trubiene sobre as atividades e planos de sua empresa na América Latina e África nesta área de pequenos lançadores, entrevista está leitor que pode ser acessada pelo link: https://www.newspacepeople.com/leadership-monthly/pion-labs-founder-calvin-trubiene-interview

Pois então amigo leitor, finalizando trago abaixo para você o vídeo de um dos testes estáticos do motor  foguete híbrido da ‘PION Labs’, motor este que utiliza oxidante líquido criogênico e combustível sólido desenvolvido por esta startup:


Para maiores informações sugiro aos interessados que acompanhem as atividades desta startup pelos links:



Duda Falcão

Comentários