Startup Aeroespacial Brasileira Avança e Desenvolve Propulsores Inéditos na América Latina

Olá leitor!

Recebi ontem do CTO da startup aeroespacial brasileira Acrux Aerospace Technologies’, Eng. Oswaldo Barbosa Loureda, um interessante release informativo sobre as atividades em curso nesta empresa, e transcrevo abaixo na íntegra para você amigo leitor.

Duda Falcão

Startup Aeroespacial Brasileira Avança
e Desenvolve Propulsores Inéditos
na América Latina

No ano passado a startup Acrux Aerospace Technologies completou 10 anos de história com a sua primeira exportação de um produto de alta tecnologia, um UAV (drone) de alto desempenho em fibra de carbono e titânio desenvolvido para vigilância e monitoramento.

UAV de 40kg de massa total, 15kg de
câmeras e 500km de autonomia 

No fim de 2016, após um ano de preparações e pesquisas de pós-doutorado no Instituto de Tecnologia de Israel – Technion, os fundadores da Acrux criaram um programa de reestruturação e capitalização para fomentar a decolagem da empresa já em 2019. Tal programa vem trazendo grandes resultados, e a startup já vem sendo reconhecida como uma das mais promissoras e representativas do setor NewSpace, sendo inclusive citada como a 21ª mais representativa no setor, por um grupo consultor inglês, a mais bem classificada por esse grupo na américa latina.

Em sua reestruturação, um dos projetos mais audaciosos está na aposta em bombas de propelentes elétricas e o uso do par propelente peróxido de hidrogênio e querosene de aviação como alternativa limpa, ecológica, hipergólica e não criogênica, que confere maior eficiência estrutural aos foguetes e principalmente baixíssimo custo e mais confiabilidade.

Nessa linha de pesquisa, em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA e a multinacional Renishaw, a equipe da Acrux projetou e irão testar nos próximos meses o primeiro motor-foguete a propelente líquido impresso em 3D da América Latina.

Motor-foguete a propelente líquido em Inconel.

Tais pesquisam apontam para um projeto de veículo lançador que pode rapidamente colocar o Brasil no seleto grupo de países capazes de colocar satélites em órbita por meios próprios. Ao Brasil, o sonho de um veículo lançador já custou centenas de milhões de reais, mas principalmente a vida de 21 profissionais que heroicamente se dedicavam a meta do VLS sendo lançado de Alcântara.

Nessa linha de trabalho, a empresa vem desde 2010 trabalhando no projeto e otimização de um lançador batizado internamente de Montenegro, em homenagem a um dos patriarcas do programa espacial brasileiro, que visa utilizar uma versão modificada do já qualificado foguete de sondagem nacional VSB-30, desenvolvido pelo IAE/DCTA juntamente com um estágio superior dotado de um motor-foguete a propelente líquido com a mesma tecnologia do motor em desenvolvimento.

Na configuração proposta pela equipe, tal veículo deverá ter um custo de US$ 500mil por lançamento, e poderá colocar satélites de até 38 kg se lançado do futuro Centro Espacial de Alcântara, e deverá contar com estágios reutilizáveis, reduzindo assim ainda mais o custo por lançamento.

Lançador VSB30/Montenegro em vista de corte.

Além dos projetos ligados ao setor de foguetes, a equipe vem trabalhando no projeto de um módulo de potência elétrica e painéis solares de baixo custo para CubeSats, projeto esse em fase de prototipação nos laboratórios da empresa.

Visando maior capitalização e cadência nas operações a equipe da Acrux vem trabalhando em parceria com centros de excelência em análises de dados ambientais para a promoção de um modelo de negócios baseado no emprego de deep learning e big data para o incremento de produtividade e a redução do uso de agrotóxicos por meio de monitoramento com drones, projeto com largo potencial econômico tanto para a Acrux como para futuros clientes.

Ainda visando as expansões da startup, foi de enorme importância o estabelecimento de uma forte parceria de pesquisa e produção com uma grande metalúrgica especializada em usinagem de precisão para a indústria automotiva e de defesa, na grande São Paulo.

Metalúrgica especializada em Usinagem de precisão na grande SP.

Ao longo dos próximos meses uma série de expansões devem ser anunciadas, inclusive novas contratações para a aceleração dos projetos atuais. Para maiores informações sobre os projetos da startup e atualizações, acompanhem as mídias sociais e o nosso portal, venha fazer parte! Por um Brasil espacial!



Comentários