Science Days Brazil Atrai Milhares de Pessoas

Olá leitor!

Segue abaixo a nota postada ontem (05/04) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) tendo como destaque o evento 'Science Days Brazil' que atraiu milhares de pessoas em diversas cidades brasileiras.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Science Days Brazil Atrai Milhares de Pessoas

Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em: 05/04/2019 - 19h37
Última modificação: 05/04/2019 - 19h46

Visitantes conhecem maquetes de foguetes
e satélites brasileiro.

A terceira edição do Science Days Brazil atraiu a atenção de milhares de pessoas com suas atividades científicas e tecnológicas na área espacial. Em Brasília, o evento realizado pela primeira vez, contou com a presença do presidente da AEB, Carlos Augusto Moura, que conversou com estudantes e visitantes, além de conhecer a Exposição NASA.

O Science Days Brazil que comemora os 50 anos da chegada do homem à Lua, a bordo da missão espacial Apollo 11, já passou por Sorocaba (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília, Porto Alegre (RS) Fortaleza (CE) e Jundiaí (SP). Neste sábado, (06/04) encerra sua tournê em São José dos Campos (SP), última cidade a receber o evento.

A Mostra da Agência Espacial Norte Americana apresentou ao público objetos que marcaram o trabalho na exploração espacial, como manual de voo do ônibus espacial da missão STS-14, painéis do experimento da missão do ônibus espacial STS-63 utilizados para montar o protótipo do robô charlote na Estação Espacial Internacional (ISS), o eletrocardiograma utilizado na Apollo 11, entre outros artigos.

Carlos Mora visita o espaço da AEB no
Science Days Brazil, em Brasília.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) marcou presença em todas as cidades com palestras sobre o Programa Espacial Brasileiro, as atividades desenvolvidas pela AEB, o Programa de educação ambiental Globe da Nasa, no Brasil, e a Primeira Feira Virtual de Ciências do CVT-Espacial, evento que incentiva estudantes a participar da temática espacial por meio de experiências científicas, nas áreas de astronáutica, astronomia e aplicações de tecnologias, foguetemodelismo e protocolos GLOBE. Os interessados em participar da Feira Virtual podem se inscrever aqui até o dia 5 de agosto.

Palestras e Oficinas

As palestras são ministradas por profissionais, servidores e colaboradores da AEB, que além de informar o público sobre as atividades desenvolvidas pela a Agência, também incentiva a participação de jovens em projetos e estudos referentes ao setor espacial.

“Além de apresentar as atividades educacionais que a AEB desenvolve, nosso objetivo é mostrar que independentemente da idade e nível de escolaridade, existem projetos e programas que todos podem participar, basta ter interesse e se envolver na área”, explicou a analista da AEB, Nádia Sacenco.

Nádia Sacenco ministra palestra sobre os
programas educacionais da AEB.

O público infantil aproveitou as atividades oferecidas pela AEB, participando de oficinas de dobraduras de satélites e foguetes brasileiros, que além de estimular habilidades, a criança conhece os principais artefatos espaciais brasileiros, como o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS) e o Veículo Lançador de Microssatélite (VLM).

Agência Espacial Brasileira (AEB)

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Bom, bom, muito bom mesmo, só lamento o evento não ter passado por Salvador, enfim...

Comentários