Governo do MA Realizará Seminário “Base de Alcântara: Próximos Passos”

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (08/04) no site da “Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Governo do Estado do Maranhão, destacando que  o governo deste estado nordestino realizará o seminário “Base de Alcântara: Próximos Passos” dia 15/04 com a participação do nosso Ministro-Astronauta Marcos Pontes.

Duda Falcão

Governo do MA Realizará Seminário
“Base de Alcântara: Próximos Passos”

SECTI
08/04/2019 -  21:04


O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), realiza no próximo dia 15 de abril às 08h30, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, o Seminário “Base de Alcântara: Próximos Passos”.

O Seminário tem como objetivo discutir a temática espacial no Maranhão a partir de três eixos: geopolítica, desenvolvimento regional e o papel da academia. O evento contará com painéis e debates sobre estes temas com cientistas e pesquisadores de diversas instituições como o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Defesa, Câmara dos Deputados, Agência Espacial Brasileira (AEB), Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Secretaria Extraordinária de Programas Especiais (SEPE), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Parque Tecnológico de São José dos Campos e Visiona Tecnologia Espacial.

O evento tem como público-alvo instituições, pesquisadores e acadêmicos interessados nas temáticas que serão abordadas durante todo o dia. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link www.bit.ly/seminarioalcantara

A programação terá início a partir das 08h30 da manhã com o credenciamento, logo após às 09h00 será iniciada a mesa de abertura com a presença do governador Flávio Dino e do Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes que fará a apresentação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas. O evento seguirá até às 18h00 com exposições de painéis e debates.

Programação

8h30 – Credenciamento

9h00 – Mesa de abertura com o Governador Flávio Dino e apresentação do Acordo de Salvaguardas pelo Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes

9h30 – Painel 1

GEOPOLÍTICA ESPACIAL: O cenário internacional e o Centro de Lançamento de Alcântara

12:00 – Intervalo

14:00 – Painel 2

A CADEIA PRODUTIVA AEROESPACIAL: perspectivas e desafios para o desenvolvimento socioeconômico local.

15:45 – Coffee break

16:00 – Painel 3

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ÂMBITO AEROESPACIAL

18:00 – Encerramento

SERVIÇO

O QUÊ: Seminário “Base de Alcântara: Próximos Passos”.

ONDE: Auditório do Palácio Henrique de La Rocque, Av. Jerônimo de Albuquerque – Jardim Renascença.

QUANDO: Dia 15 de abril, às 8h30


Fonte: Site da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Estado do Maranhão - http://www.secti.ma.gov.br

Comentário: Bom espero sinceramente que seja um evento de esclarecimento sobre o Acordo AST e sobre os Planos do Governo Bolsonaro para o CLA como um todo, e não uma evento politico para expor e fritar junto a Comunidade Maranhense o nosso ministro Marcos Pontes. Não confio em nada em gente que apoia bandidos e muito menos em quem defende a ideologia comunista, mas o Ministro Pontes tenho certeza irá lá com a maior das boas intenções para explicar e esclarecer o que tiver de ser esclarecido, e eu espero Governador Flavio Dino que em um ambiente de ordem e de respeito. De minha parte apesar deste seminário ser necessário, acredito que uma viajem em comitiva do presidente Bolsonaro visitando cada uma da Vilas Quilombolas de Alcântara e a própria cidade de Alcântara (para assim ouvir da própria população local as suas reivindicações e assinar obras emergenciais se utilizando do Departamento de Engenharia do Exercito, bem como acertar com os representantes um plano de ação de médio e longo prazos) teria muito mais efeito em todo esse imbróglio.

Comentários