DCTA Realiza Pesquisa Com Propulsão Hipersônica

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (13/04) no site do jornal “O VALE”, destacando que o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) esta realizando pesquisa conjuntamente com grupo internacional com propulsão hipersônica.

Duda Falcão

NOSSA REGIÃO

DCTA Realiza Pesquisa Com
Propulsão Hipersônica

Grupo internacional estuda a propulsão hipersônica com pesquisadores
do DCTA; voo hipersônico faria Rio-Londres em 3h

Por Xandu Alves
@xandualves10
O VALE
13 de Abril 13 de 2019 - 02:00

Foto: Divulgação
Protótipo da aeronave do projeto internacional Hexafly-INT.

Pesquisadores de São José dos Campos estão envolvidos numa das mais promissoras e revolucionárias explorações do mundo do transporte aéreo global.

Trata-se da propulsão hipersônica que já equipa mísseis e vem sendo estudada para permitir que aeronaves cruzem a Terra em poucas horas. A tecnologia permite que uma aeronave atinja uma velocidade seis vezes maior que a do som, que é de 1.225 km/h. Uma viagem do Rio de Janeiro a Londres, que hoje demora mais de 11 horas, cairia para três horas com um avião movido a propulsão hipersônica.

PARCERIA

No final do ano passado, a AEB (Agência Espacial Brasileira) assinou um acordo de cooperação e transferência de tecnologia com a ESA (Agência Espacial Europeia) para participar do projeto Hexafly-INT, que reúne centros de pesquisa, empresas e universidades da Europa, Austrália, Rússia e agora do Brasil.

A meta é projetar, construir e lançar, no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, um veículo hipersônico baseado na tecnologia Waverider, desenvolvida pela Força Aérea Americana.

Integram o projeto internacional pesquisadores de órgãos do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), como IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço) e IEAv (Instituto de Estudos Avançados).

Também há no DCTA um projeto em andamento de um Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado) hipersônico, batizado de 14-X que visa dominar todo processo de pesquisa, desenvolvimento e construção de veículos hipersônicos.

Para debater a tecnologia hipersônica, pesquisadores de São José serão palestrantes na 1ª Edição da Escola Brasileira em Propulsão Hipersônica Aspirada, evento que será realizado em Natal (RN), de 13 a 17 de maio, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

A abertura será de Marcos Pontes, ministro da Ciência e Tecnologia. Inscrições vão até 21 de abril em: https://ebs.ect.ufrn.br até 21 de abril.


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 13/04/2019

Comentário: Pois então leitor a “1ª Edição da Escola Brasileira em Propulsão Hipersônica Aspirada” já foi divulgada aqui no Blog (veja aqui), mas o que é estranho é a continuidade da participação brasileira no “Projeto Hexafly-INT”, e não só isso, como também ao que parece por esta matéria a participação no desenvolvimento do projeto em si, coisa que anteriormente não ocorreria, já que a participação brasileira era restrita unicamente ao fornecimento do foguete VS-43 que seria usada na missão e a infraestrutura para o lançamento do CLA. Acontece que o “Brigadeiro Engenheiro Augusto Luiz de Castro Otero (diretor do IAE na época) em entrevista ao “Jornal do SindCT”, edição de dezembro de 2018 (veja aqui) disse que o projeto do foguete suborbital VS-43 havia sido abortado por falta de recursos. Será que os recursos apareceram no Governo Bolsonaro, ou a equipe internacional do projeto trocou o VS-43 pelo futuro VS50? E será que o projeto em si agora contará também com tecnologia brasileira? Enfim... vamos aguardar os próximos capítulos.

Comentários