Câmeras Registram Queda de Meteoro Sobre a Costa do Mar do RS

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (13/04) no site “G1” do globo.com, destacando que Câmeras registraram queda de meteoro sobre a costa do mar do Rio Grande do Sul.

Duda Falcão

RIO GRANDE DO SUL

Câmeras Registram Queda de Meteoro
Sobre a Costa do Mar do RS; Veja o Vídeo

Bólido entrou na atmosfera a 122,2 mil km/h, e começou a perder força. Especialista
calcula que o meteoro foi extinto a 36 km de altitude, sem causar qualquer dano.

Por Carolina Cattaneo,
G1 RS
13/04/2019 - 13h23
Atualizado há 15 horas


Uma câmera instalada em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, registrou a queda de um meteoro na madrugada de sexta-feira (12) [veja o vídeo acima]. O pós-doutor em Engenharia e diretor científico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), professor Carlos Fernando Jung, responsável pela captura das imagens, informou que o bólido entrou na atmosfera a 122,2 mil km/h, e começou a perder força. O especialista calcula que o meteoro foi extinto a 36 km de altitude, sem causar qualquer dano.

O fenômeno foi captado também por câmeras em Torres, no Litoral Norte, e em Santa Catarina. Ele pôde ser visto por alguns segundos, às 3h21 (horário de Brasília).

"Ele pesava 12 kg quando ele entrou na atmosfera, com o tempo ele diminuiu a massa, até que os fragmentos foram mínimos. O objeto foi totalmente consumido em sua passagem atmosférica, a cerca de 145 Km sobre o mar da costa do Rio Grande do Sul", afirma.

O professor conta que no grupo Bramon, cada um, de forma voluntária com equipamento próprio, realiza registros dos fenômenos.

"Cada pessoa adquire seu próprio equipamento, e mantém operando 24h. O grupo reúne vários profissionais, que trabalham de forma voluntária em prol de fazer o registro, a análise", conta.

O professor tem câmeras funcionando em Taquara, São Leopoldo e Porto Alegre.
"As câmeras têm imagens 360 graus. Elas captam todo o Rio Grande do Sul, o Uruguai, Santa Catarina, Paraná, parte da Argentina", afirma.

Segundo Jung, bólido é o nome dado ao meteoro quando ocorre a explosão. São meteoros que possuem uma magnitude igual ou superior a -4, forma de uma "bola", daí vem o nome popular de "bola de fogo", explica o professor.

Bólidos podem ser seguidos de explosões ou explodirem no final. "Diariamente, a terra é bombardeada por meteoros, que entram aqui, são atraídos pela gravidade da Terra. É uma coisa comum. Durante o dia e a noite, não tem hora, nem lugar para acontecer. Mas não é normal a gente fazer um registro dessas proporções", explica o professor.

Foto: Carlos Fernando Jung/arquivo pessoal
Câmera, instalada em Taquara, registrou queda de
meteoro na madrugada de sexta-feira (12).


Fonte: Site “G1” do globo.com - 13/04/2019

Comentário: Pois é, agora foi em nosso território. Aproveitamos para agradecer ao nosso leitor Jahyr Jesus Brito pelo envio do vídeo que acompanha essa matéria.

Comentários