Você Pode Nomear Uma Das Luas de Júpiter

Olá leitor!

Uma notícia foi postada dia (08/03) no site da Revista Galileu destacando que a você pode nomear uma das Luas de Júpiter.

Duda Falcão

CIÊNCIA - ESPAÇO

Você Pode Nomear Uma Das Luas de Júpiter

Cinco das 12 luas anunciadas pelo astrônomo Scott Sheppard
necessitam de nomenclaturas; sugestões são feitas via Twitter

Por Redação GALILEU
08/03/2019 - 11h05
Atualizado - 11h11

Foto: NASA/Michael Benson
Júpiter e Ganímedes.

Há 412 anos, Galileu Galilei descobriu os quatro satélites naturais de Júpiter e criou um sistema de nomenclatura para eles com números romanos. Dessa forma, as luas foram chamadas de Júpiter I, Júpiter II, Júpiter III e Júpiter IV. Foi após o século XX que começaram a ser adotados os nomes sugeridos pelo astrônomo alemão Simon Marius, que usamos até hoje: Io, Europa, Ganímedes e Calisto.

Em 2018, o astrônomo Scott Sheppard, do Instituto Carnegie para Ciência, anunciou a existência de 12 novas luas ao redor do maior planeta do Sistema Solar. E agora, a tarefa de batizar cinco desses corpos celestes pode ficar com você.

As sugestões de nomes podem ser feitas via Twitter: basta enviá-las para o perfil@JupiterLunacy acompanhadas da hashtag #NameJupitersMoons até o dia 15 de abril. É necessário justificar a escolha em 280 caracteres ou em um vídeo curto.

As Luas Recém-Descobertas 

A descoberta dos 12 satélites foi um acidente feliz. O time de astrônomos estava procurando pelo “Planeta X” ou “Planeta 9”, que estaria acima da órbita de Plutão – mas em vez disso, encontraram os "novos" objetos orbitando Júpiter. O planeta é o que tem o maior número de satélites naturais no nosso Sistema Solar: são 79 deles.

Uma das nove luas recebeu o nome de “Valetudo”. Antes de serem nomeados, os objetos celestiais ganham nomes alfanuméricos pela União Internacional de Astronomia.

Entenda os Critérios Antes de Dar Nome às Luas

Há condições específicas para batizar os satélites: os nomes precisam ter os requisitos da União Internacional de Astronomia, entidade que organiza a nomenclatura de corpos celestes. As luas de Júpiter, por exemplo, não podem ser chamadas de forma similar a outros satélites ou asteroides ou de maneiras que sejam consideradas ofensivas para qualquer cultura.

Io, Europa, Ganímedes e Calisto foram nomeadas como personagens das mitologias grega e romana; mas não é necessário seguir esse critério.

A nomenclatura também deve obedecer ao sistema joviano, no qual os nomes se baseiam na direção que cada lua orbita em relação à Júpiter. Dois dos satélites recém-descobertos, por exemplo, orbitam na mesma direção que o planeta, o que exige um título terminado em –a. Outras três luas se movimentam em direção oposta (são chamadas de luas retrógradas), o que as classifica com nomes terminados em –e. 

As sugestões também devem ter 16 caracteres ou menos, e devem ser preferencialmente uma só palavra, sem fins comerciais. Nomes relacionados à locais, eventos políticos, militares ou religiosos ou referentes a pessoas também não são aceitos. Você pode conferir aqui as regras na íntegra.


Fonte: site da Revista Galileu - 08/03/2019 - http://revistagalileu.globo.com

Comentários