Sonda Israelense Tira Selfie no Espaço

Olá leitor!

Uma notícia foi postada dia (07/03) no site da Revista Galileu destacando que a nave israelense Beresheet, enquanto se desloca em direção a LUA, tirou selfie no espaço.

Duda Falcão

GALILEU - CIÊNCIA

Sonda Israelense Tira Selfie no Espaço

A nave Beresheet deve chegar à órbita lunar no dia 4 de abril

Por Redação GALILEU
07/03/2019 - 08H48
Atualizado - 08h48

(Foto: Beresheet)
Selfie da sonda Beresheet no espaço.

Na última terça-feira (5), a sonda israelense Beresheet captou uma selfie no espaço. A imagem mostra o planeta Terra ao lado da bandeira de Israel com a frase escrita "País pequeno, grandes sonhos", em tradução livre.É possível também ler a mensagem "Am Yisrael Chai", que pode ser traduzida de duas formas: "A nação de Israel vive" ou "O povo de Israel vive".

A cerca de 37.600 km de distância, a nave foi lançada da base de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, para a órbita terrestre em 21 de fevereiro. A missão da Beresheet, que significa "no começo", em hebraico, será a primeira sonda privada a chegar na Lua — o que estima-se que acontecerá no dia 4 de abril deste ano.

Beresheet

De acordo com o site Live Science, a missão que lançou a sonda Beresheet custa cerca de US$ 100 milhões e só foi possível graças a um projeto da SpaceIL com a empresa Israel Aerospace Industries.

A nave deve realizar outras manobras no futuro: caso o projeto continue dando certo, a ideia é que Beresheet chegue à órbita lunar em 4 de abril, até cair na superfície lunar em 11 de abril. Casoconsiga realizar o pouso no satélite, Israel será integrado ao seleto grupo de países — Estados Unidos, Rússia e China —  que já tiveram essa conquista.

Antes da selfie ser tirada, Beresheet teve problemas. Isso porque, logo após a decolagem, membros da equipe israelense notaram que os rastreadores da sonda não conseguiram se adaptar muito bem à radiação solar. Além disso, o computador da nave resetou e o segundo motor da nave queimou.

Os cientistas da missão israelense rastrearam e reinicializaram o computador para suportar a radiação cósmica e conseguiram atualizar o software. Foi só então que a sonda continuou sua jornada em direção à Lua.


Fonte: site da Revista Galileu - 07/03/2019 - http://revistagalileu.globo.com

Comentários