Sonda Israelense Está no Caminho Certo Rumo à Lua

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada hoje (20/03) no site do Sputnik News Brasil destacando que a sonda lunar israelense “Beresheet” encontra-se no caminho certo rumo a Lua.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Sonda Israelense Está no
Caminho Certo Rumo à Lua

Sputnik News Brasil
20/03/2019 – 11:49
Atualizado 12:38 20/03/2019 – 12:38

CC BY 2.0 / huw-ogilvie / Crescent Moon

É a primeira vez que uma nave construída por uma empresa privada chegará até a Lua. A iniciativa é da empresa de Israel.

A sonda lunar privada Beresheet da startup espacial israelense SpaceIL ligou com sucesso os motores pela quarta vez para se reposicionar rumo à Lua, informa a assessoria de imprensa da SpaceIL.

Opher Doron, gerente-geral do Departamento Espacial da Indústria Aeroespacial de Israel (IAI) que construiu a sonda para a SpaceIL, afirmou que algumas manobras menores para otimização da trajetória estão programadas para os próximos dias, mas sem grandes queimas antes de chegar à Lua, destacando que "estamos a caminho da Lua com muito sucesso agora mesmo".

A sonda israelense Beresheet foi lançado ao espaço com sucesso a bordo de um veículo lançador Falcon 9. Vale destacar que a criação israelense surgiu inicialmente com objetivo de participar do famoso concurso Google Lunar X Prize, que reunia aparelhos lunares de qualquer interessado para enviar o melhor ao satélite natural.

Tecnicamente falando, os engenheiros israelenses não criaram exatamente um aparelho designado para se mover na superfície da Lua, mas, sim, para saltar. Após o pouso, a sonda lunar saltará 500 metros enquanto fotografa o satélite natural para posterior envio das imagens para a humanidade.

Mesmo não tendo conseguido ganhar o concurso por falta de tempo e ter perdido o principal investidor da ideia — Google, SpaceIL conseguiu encontrar outros investidores e enviar a sonda ao espaço, onde passará cerca de dois meses e meio, afastando-se aos poucos da Terra.

A sonda já enfrentou algumas situações perigosas, como, por exemplo, reinicialização do computador principal, mas, mesmo assim, manobras foram executadas com êxito rumo à Lua.

Na terça-feira (19), a sonda israelense conduziu a quarta e última correção de curso, ligando os motores por aproximadamente um minuto, posicionando-se na órbita elíptica.

Há a esperança de a sonda alcançar a Lua no início de abril. O pouso será efetuado no Mar da Serenidade, e irá fazer pesquisas da sonda em solo lunar durante dois dias.

Se tudo correr como previsto, a sonda Beresheet será não só o primeiro aparelho espacial privado na Lua, mas também o primeiro a instalar um dispositivo científico não governamental, um detector de campo magnético que irá realizar primeiras mediações.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com/

Comentário: Grande notícia, estamos aqui torcendo muito pelo sucesso desta missão lunar israelense e vale lembrar que ainda esse mês o Presidente Bolsonaro deverá ir a Israel e pelo que se sabe as atividades espaciais deverá ser um dos temas a serem discutidos entre os dois países.  Aproveitamos para agradecer ao leitor Rui Botelho pelo envio dessa notícia.

Comentários