Projeto Açaísat - De Açailândia-MA Para o Espaço

Olá leitor!

Prof. Brehme Dnapoli de Mesquita
O jovem Prof. Brehme Dnapoli de Mesquita, coordenador da ‘EQUIPE AÇAÍMOV’ do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Açailândia, deu inicio em agosto do ano passado dentro do escopo de trabalho desenvolvido por esta equipe, o “PROJETO AÇAÍSAT”, projeto este que consiste no desenvolvimento de um Picosatélite (Cansat), tendo como objetivo aumentar a área de atuação da equipe em projetos tecnológicos para o desenvolvimento da educação em Açailândia-MA.

Vale dizer que os chamados Cansats que fazem parte da classe de picossatélites, são na realidade cargas úteis científicas educacionais que visam ensinar tecnologias espaciais para jovens estudantes, utilizando o conceito de miniaturização de componentes eletrônicos a serem embarcados em uma estrutura do tamanho de uma lata de refrigerante. Esse tipo de picosatélite é bastante usual em competições tecnológicas mundo a fora, visando inspirar estudantes a pesquisa científica e tecnológica, além é claro, de possibilitar a estes estudantes a relação do trabalho em grupo no desenvolvimento de um projeto espacial.

Logo do Projeto Açaísat

A  ‘EQUIPE AÇAÍMOV’ da IFMA de Açailândia que desde 2017 trabalha com a concepção de protótipos robóticos (inicialmente para atender desafios de competições da área como a Olimpíada Brasileira de Robótica-OBR e  o Torneio Juvenil de Robótica-TJR), resolveu dar inicio no “PROJETO AÇAÍSAT” no segundo semestre de 2018 como projeto de iniciação científica e como bolsa IC-JR do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), visando com isso o estudo de tecnologias espaciais e a elaboração deste primeiro Cansat (Picosatélite). “Isso são conquistas do nosso comprometimento e planejamento institucional em oportunizar a esses alunos acesso a tecnologias atuais, mesmo que estejamos em um município do interior do Maranhão. Muitas outras novidades virão, estamos apenas começando”, finaliza o Professor Brehme de Mesquita.

Veja abaixo leitor fotos do modelo proposto em 3D deste Cansat da IFMA, e pelo link uma renderização do mesmo. Vale registrar que a modelagem em 3D deste Cansat foi realizada pelo aluno “Marcus Almeida” do Curso Técnico em Eletromecânica do IFMA de Açailândia, que é também membro da ‘EQUIPE AÇAÍMOV’.



Vale aqui lembrar também leitor que curiosamente no dia 30 de maio de 2017, o Eng. Lucas Fonseca, CEO da startup brasileira ‘Airvantis’, esteve no Campus de Açailândia ministrando uma palestra para os alunos da IFMA (veja aqui) e naquela oportunidade o Prof. Brehme comentou: “Eu percebi que muitos dos alunos estavam felizes por recepcionar quem eu considero atualmente o ícone da área espacial brasileira. Desde quando eu assumi a docência aqui, eu percebi que a área espacial não é bem discutida com a sociedade maranhense e esse momento com o Lucas foi muito importante, pois agora alguns alunos estão interessados no projeto que eu estou iniciando em Açailândia”. Pois então amigo leitor, promessa é divida para quem não fica de conversa fiada, e o resultado tá aí.

O Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza o Prof. Brehme de Mesquita e a ‘EQUIPE AÇAÍMOV’ por esta grande iniciativa e se coloca a inteira disposição para divulga-la quando assim vocês acharem necessário, além também de aproveitar a oportunidade e dar a mesma sugestão dada recentemente a 'EQUIPE SPUTNIK" do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), unidade de Axixá-MA, ou seja, que vocês entrem em contato com a startup espacial brasileira “Acrux Aeroespace Technologies” pelo link: https://www.acruxtech.com.br e tente junto a eles uma parceria para assim a equipe poder realizar uma missão espacial completa. Não custa tentar e boa sorte.

Duda Falcão

Comentários