Primeiro Candidato a Planeta Descoberto Pelo Telescópio Kepler é Confirmado

Olá leitor!

Uma notícia foi postada dia (07/03) no site da Revista Galileu destacando que o primeiro candidato a planeta descoberto pelo Telescópio Kepler foi finalmente confirmado.

Duda Falcão

GALILEU - CIÊNCIA - KEPLER

Primeiro Candidato a Planeta Descoberto
Por Kepler é Confirmado

O Kepler-1658b foi encontrado há 10 anos, mas só agora a NASA
pôde confirmar que ele é mesmo um planeta

Por Redação GALILEU
07/03/2019 – 10h17
Atualizado - 10h17

Foto: Gabriel Perez Diaz/Instituto de Astrofísica de Canarias
Concepção artística do sistema do KEPLER-1658B.

Dez anos após ter sido descoberto pelo telescópio Kepler, o corpo celeste Kepler-1658 teve seu status de planeta confirmado pela NASA— por orbitar uma estrela que não é o Sol, pode ser chamado também de exoplaneta.

A demora ocorreu porque tanto o tamanho do planeta quanto da estrela que ele orbita haviam sido subestimados, fazendo com que a descoberta de 2009 fosse marcada como um falso positivo e deixada de lado.

Foi uma equipe de pesquisadores da Universidade do Havaí, nos Estados Unidos, que percebeu o engano: ao analisarem os dados coletados pelo telescópio novamente, notaram que o Kepler-1658b e a sua estrela são três vezes maiores do que o que se acreditava. "O planeta é, na verdade, um Júpiter quente", explicou a autora principal do estudo, Ashley Chontos, em um comunicado.

Júpiter quente é o termo designado a exoplanetas que têm pelo menos um terço da superfície de Júpiter e cujas órbitas são próximas às suas respectivas estrelas. Por causa dessa proximidade, as temperaturas desses corpos celestes são muito altas.

Dave Latham, astrônomo-sênior do Observatório Astrofísico do Smithsonian e investigador da missão Kepler, reuniu um time de cientistas para coletar mais informações espectroscópicas – dados físico-químicos que podem ser coletados de radiações eletromagnética. Dessa forma, eles puderam confirmar de vez o apontamento feito pelo time da Universidade do Havaí.

A órbita do Kepler-1658b fica relativamente próxima da sua estrela, a cerca de duas vezes o diâmetro dela. Ele leva apenas 3,85 dias para completar uma volta do seu movimento de translação.

Segundo os pesquisadores, essa estrela tem 50% mais massa do que o nosso Sol e é três vezes maior do que ele: um "espelho" de como o corpo celeste central do nosso Sistema Solar poderá ser no futuro. "O Kepler-1659b é o exemplo perfeito de porque entender estrelas de exoplanetas é tão importante", considera Chontos. "Ele também nos mostra que há muitos tesouros a serem encontrados nos dados do Kepler."

A missão Kepler foi iniciada em 2009, e em outubro de 2018 o telescópio foi posto em "modo soneca" para que pudesse economizar energia. Enquanto ele continua orbitando o Sol, abandonado no espaço, seus dados seguem sendo processados pela agência espacial norte-americana.


Fonte: site da Revista Galileu - 07/03/2019 - http://revistagalileu.globo.com

Comentários