Alcântara Será “Base Espacial de Aluguel”, Diz Marcos Pontes na MWC 2019

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (26/02) no site “Tecmundo” destacando que segundo o que disse o Ministro-Astronauta Marcos Pontes em coletiva de imprensa realizada em Barcelona (ESP), durante a realização do "Mobile World Congress (MWC 2019)", a Base de Alcântara será mesmo uma “Base Espacial de Aluguel”.

Duda Falcão

EM CIÊNCIA

Alcântara Será “Base Espacial de Aluguel”,
Diz Marcos Pontes na MWC 2019

Por  Nilton Kleina
@niltonkleina
26 de Fevereiro de  2019 — 20h38


O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, confirmou em entrevista coletiva durante a MWC 2019 que tem planos para tonar o espaçoporto de Alcântara/MA em uma espécie de “base espacial de aluguel”. A ideia seria convidar especialmente empresas privadas, e até governos, a lançarem foguetes utilizando a estrutura brasileira, que vem sendo pouco aproveitada desde a tragédia com o VLS-1 V03 em 2003.

“A ideia para Alcântara é que a nossa base se torne um centro comercial de lançamento de foguetes. Sendo um centro comercial, a gente tem a possibilidade de trazer negócios para a região”, disse o chefe do MCTIC em coletiva durante a MWC 2019, em Barcelona, Espanha.

O ministro também rebateu críticas de que uma mudança de regime como essa poderia ser um golpe na soberania nacional. “Às vezes, o pessoal chega com uma ideia completamente equivocada de que: ‘vocês vão alugar Alcântara, vamos perder soberania’. Nada disso!”, refutou Pontes.

Inspiração nos EUA

Segundo ele, um modelo muito parecido com o que os EUA aplicam no Kennedy Space Center seria desenvolvido para o Maranhão. Nesse caso, haveria locais dedicados aos lançamentos de aluguel ou uma espécie de portfólio de lançadores. Quando houvesse um contrato de lançamento, as autoridades gerenciariam e acompanhariam o negócio. Uma fez lançado o foguete privado ou de algum outro país, o processo se encerraria, não rendendo prejuízos ao Brasil.

A equipe de Marcos Pontes na MWC 2019.

“Se você olhar o Kennedy Space Center agora que ele se tornou uma base comercial, aquilo ressuscitou, eu diria, toda a sua região no entorno, aquela que quase morreu logo depois do fim dos Ônibus Espaciais americanos”, disse Pontes, indicando que busca o desenvolvimento social e econômico do norte maranhense com o projeto.

Segundo o ministro, ainda não há nenhum tipo de proposta comercial de lançamento para o local, mas ele crê que, ainda em 2019, teríamos uma “uma movimentação muito prática no sentido de colocar o centro em funcionamento”.

Pontes também comentou que o novo acelerador de partículas brasileiro, o Sirius – inaugurado por Michel Temer em 2018 -, continuará recebendo investimentos para finalizar sua estrutura e passar a operar em toda a sua capacidade e possibilidades.

Na Integra

Ficou curioso para saber mais?Confira abaixo a resposta completa do ministro a respeito da base de Alcântara, fornecida após pergunta do TecMundo durante a coletiva de imprensa de Pontes na MWC 2019.

“Esse setor de espaço tem sofrido por muito tempo e não é só questão de orçamento, que na Agência Espacial Brasileira é bem baixo. Neste ano, a gente sofre o efeito do orçamento do governo passado. Mas assim, o ponto importante é o nosso centro de lançamento em Alcântara tem sobrevivido ao longo do tempo. Então eu já conversei com as autoridades locais e chegamos à conclusão de que o centro pode e deve ser uma joia para ajudar aquela região a se desenvolver, assim como aconteceu no Johnson Space Center, nos EUA. Isso para o desenvolvimento social e econômico de Alcântara.

Se você olhar o Kennedy Space Center, agora que ele se tornou uma base comercial, ele ressuscitou, eu diria, toda a sua região no entornou que quase morreu logo depois do fim dos Ônibus Espaciais. Agora, a região está muito bem desenvolvida, graças ao centro. Isso a gente consegue fazer também. A ideia para Alcântara é que aquilo lá se torne um centro comercial de lançamento de foguetes.

Sendo um centro comercial, a gente tem a possibilidade de trazer negócios para a região. Mas às vezes, o pessoal chega com uma ideia completamente equivocada de que: ‘’vocês vão alugar Alcântara, vamos perder soberania’. Nada disso! A gente pensa exatamente o mesmo modelo que do Kennedy Space Center, no qual você pode ter um portfólio de lançadores, e você pode lançar satélites de vários países em locais apropriados. No caso, as nossas autoridades fariam o gerenciamento e acompanhamento e, depois disso, está encerrado aquele negócio. Fornece empregos locais, empresas locais podem trabalhar dentro do centro. Para a região, será uma coisa extremamente positiva.

Por enquanto, a gente tem visto o centro em si, vendo as condições técnicas do centro, ver como a gente consegue montar esse sistema todo. Temos a questão de documentação e acordo de salvaguarda com os Estados Unidos, uma vez que a maior parte dos satélites têm componentes peças americanas e isso precisa ser visto antes e já está bem adiantado. Por isso eu diria que, neste ano, a gente já poderia ter uma movimentação muito prática no sentido de colocar em funcionamento”.


Fonte: Site Tecmundo - https://www.tecmundo.com.br

Comentário: Pois é leitor, o Ministro Pontes colocou muito bem a ideia do que se pretende fazer em Alcântara, coisa aliás que é preciso lembrar já era um objetivo da FAB deste a criação da Base durante a MECB. Em outras palavras leitor, não é uma ideia nova e nem uma ideia ruim, muito pelo contrario, além da mesma ser necessária para inclusive viabilizar e manter este equipamento atualizado, entre outras questões já citadas pelo próprio ministro na matéria acima. Entretanto amigo leitor, também é preciso lembrar que toda ideia boa pode se tornar num verdadeiro desastre se não for bem planejada e executada com eficiência, sendo por isso necessário que profissionais realmente qualificados e comprometidos com os interesses do país sejam os verdadeiros condutores das negociações com as partes interessadas no uso da base, e não burrocratas e políticos mal intencionados e incompetentes, como infelizmente tem ocorrido nas ultimas décadas. Aproveitamos para agradecer ao leitor maranhense Edvaldo Coqueiro pelo envio dessa matéria.

Comentários

  1. Na minha opinião, ter Marcos Pontes com ministro da ciência é uma das melhores coisas desse novo governo, tenho fé que esse possa ser o governo mais "patriota" dos últimos tempos e que eles invistam no setor espacial brasileiro.
    Sendo bem otimista, colocar Marcos Pontes no ministério da ciência e tornar o centro de lançamento de Alcantra num "centro comercial" pode ser os primeiros passos para num futuro possa formar seus próprios astronautas e realizar suas próprias missões espaciais, claro por mais que o governo invista, vai demorar anos para chegar a esse ponto.
    Bem também pretendo fazer minha parte, estou me preparando para o concurso do curso de formação de oficial aviador na AFA, e depois pretendo fazer Engenharia Aeroespacial e mestrado no ITA, por fim fazer Doutorado em Astrofísica no INPE, para enfim poder realizar meu sonho de ser uns dos poucos a ver a terra do lado de fora, e ter a honrar de levar a bandeira Brasileira ao espaço!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário