NASA Encontra Moléculas de Água em Movimento na Lua

Olá leitor!

Uma notícia foi postada hoje (12/03) no site da Revista Galileu destacando que a NASA encontrou Moléculas de Água em movimento na Lua.

Duda Falcão

CIÊNCIA - ESPAÇO - LUA

NASA Encontra Moléculas de
Água em Movimento na Lua

A descoberta poderá ajudar humanos na Terra,
além de facilitar futuras missões espaciais

Por Redação GALILEU
12/03/2019 – 09:44
Atualizado 12/03/2019 – 09:46

Foto: Oldakquill/ WIKIMEDIA Commons
Superfície da Lua.

Uma nave da NASA, a Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), encontrou moléculas de água em movimento na Lua. Agora, os pesquisadores acreditam ter achado uma fonte de água mais sustentável do que se acreditava até o momento. Um artigo sobre a descoberta foi publicado na revista científica Geophysical Research Letters.

As moléculas só foram encontradas graças ao uso de um novo instrumento especializado em detectar água, o Lyman Alpha Mapping Project (LAMP) — um tipo de espectrógrafo ultravioleta construído para mapear reflexos ultraleves de comprimento de onda na superfície lunar.

Kurt Retherford, cientista do Southwest Research Institute, explica: "Recentemente, convertemos o modo de coleta de luz do LAMP para medir sinais refletidos no lado claro da Lua com mais precisão, o que nos permite rastrear mais meticulasamente onde a água está e quanto dela está presente".

Antes das imagens obtidas pela nave da NASA, os pesquisadores acreditavam que a Lua era, em sua maior parte, árida — com a presença de água apenas em algumas crateras do território, nas proximidades dos pólos.

"Este é um resultado importante sobre a água lunar, um tema que vem se tornando mais relevante na medida em que o programa espacial volta a se focar na exploração lunar”, afirma Retherford.

Segundo o site da NASA, os pesquisadores acreditam que as moléculas de água permanecem ligadas à superfície lunar, o regolito, até as temperaturas atingirem sua máxima perto do meio-dia lunar.

Foto: NASA
O Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO).

Com o calor, as moléculas buscam por um ponto mais frio, e voltam à superfície quando as temperaturas caeam novamente.

Amanda Hendrix, cientista do Planetary Science Institute e principal autora do estudo, explica: "Esses resultados ajudam a entender o ciclo da água lunar e, em última análise, nos ajudarão a aprender sobre a acessibilidade da água que pode ser usada por humanos em futuras missões à Lua”. Ela aponta que o composto químico pode potencialmente ser utilizado para produzir combustível, para fazer proteção contra radiação ou para gerenciamento térmico. "Se esses materiais não precisarem ser lançados da Terra, isso tornará essas futuras missões mais acessíveis”, completa.

Com a ajuda de parceiros comerciais e internacionais, a NASA quer retornar à Lua e, assim, expandir a presença humana no espaço.


Fonte: site da Revista Galileu - 12/03/2019 - http://revistagalileu.globo.com

Comentário: Fantástica descoberta, e isto possibilitará novas oportunidades aumentando assim o interesse de vários países pela Lua. Tomara que o Governo Bolsonaro tenha visão estratégica e atitude para se colocar entre esses países.

Comentários