Imagem do Hubble Mostra Colisão de Duas Galáxias

Olá leitor!

Uma notícia foi postada ontem (11/03) no site da Revista Galileu destacando que uma imagem do Telescópio Espacial Hubble mostra a colisão entre duas galáxias distantes.

Duda Falcão

GALILEU - CIÊNCIA

Imagem do Hubble Mostra
Colisão de Duas Galáxias

Foto do telescópio espacial revela o choque entre o par de galáxias NGC 6052

Por Redação GALILEU
11/03/2019 – 09:44
Atualizado 09:16 11/03/2019 – 09:44

FOTO: ESA/HUBBLE & NASA, A. ADAMO ET AL
As duas galáxias que compõem o NGC 6052
estão em processo de colisão.

O Telescópio Espacial Hubble conseguiu captar uma imagem impressionante: a colisão de duas galáxias a 230 milhões de anos-luz da Terra.

A foto mostra o NGC 6052, um par de galáxias localizado na constelação de Hércules. Ele foi avistado pela primeira por William Herschel, em 1784, mais de 200 anos antes do lançamento do telescópio espacial da NASA e da ESA. Na época, o conjunto foi classificado, de forma equivocada, como uma única galáxia irregular, uma vez que apresentava um formato incomum. 

A gravidade tem trazido essas galáxias a se colidirem uma com a outra há muito tempo. Essa ação faz com que as estrelas de cada uma delas mudem suas trajetórias – mas é difícil desses objetos se chocarem, uma vez que sua dimensão é pequena em comparação às distâncias que os separam. Afinal, a maior parte de uma galáxia é o espaço vazio.

Eventualmente, a NGC 6052 vai se fundir e se estabilizar em uma galáxia só. Parece assustador? Pois saiba que o mesmo vai acontecer com a nossa Via Láctea: astrônomos já apontaram que ela um dia vai entrar em colisão com a nossa vizinha, a galáxia Andrômeda (que por sua vez, já engoliu uma galáxia ex-vizinha nossa, a M32p). Não precisa entrar em pânico: isso deve acontecer apenas daqui aproximadamente 4 bilhões de anos. Quem sabe os humanos já não terão encontrado um novo lar até lá?


Fonte: site da Revista Galileu - 11/03/2019 - http://revistagalileu.globo.com

Comentários