IEAv Participa de “Balcão de Tecnologia” no Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTecn)

Olá leitor!

Segue uma nota postada recentemente no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destacando que o instituto participou de “Balcão de Tecnologia” no Parque Tecnológico São José dos Campos.

Duda Falcão

IEAv Participa de “Balcão de Tecnologia”
no Parque Tecnológico São José dos Campos

IEAv – Instituto de Estudos Avançados


No dia 28 de fevereiro foi realizado, no Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTecn), o “Balcão 360° de Tecnologia”. Este visou principalmente a disponibilizar e difundir, para empresários do setor produtivo, diferentes vertentes de tecnologias de ponta, e na fronteira do conhecimento, viáveis de gerar negócios e fortalecer o Cluster Tecnológico de São José dos Campos.

Atendendo ao convite do PqTecn, um grupo de Pesquisadores do IEAv, juntamente com seu Diretor, estiveram presentes para uma Rodada de Negócios. Tal iniciativa foi acompanhada pelo ITA, o qual se fez representar por seu Reitor e professores. Nessa oportunidade, ambos os Institutos disponibilizaram para as Empresas dos Clusters Aeroespacial & Defesa e do de Tecnologia da Informação e Comunicação, um amplo Portfólio de Tecnologias existentes. Ainda, participaram do evento outras empresas residentes e Startups Incubadas e aceleradas no PqTecn.

Tendo ocorrido em dois momentos distintos, o evento teve início com o Coordenador do ClusterAeroespacial e Defesa, Dr. Marcelo Nunes da Silva apresentando os objetivos do evento, tendo ainda o Reitor do ITA exibido um vídeo institucional, e o Cel Lester proferido uma breve palestra, destacando as principais potencialidades de cada uma das Divisões do IEAv, bem como soluções tecnológicas disponíveis para as Empresas presentes naquele Balcão.

Já em um segundo momento, foram posicionadas mesas para atendimento das empresas, as quais apresentaram suas demandas tecnológicas e interagiram diretamente com os pesquisadores, buscando definir, dentre as possíveis modalidades de parcerias possíveis, qual seria a mais adequada para o fim desejado (pesquisa tecnológica em conjunto, a transferência de tecnologia, ou a prestação de serviços tecnológicos).

De acordo com o Diretor do IEAv, Coronel Lester, “o Balcão 360 é uma excelente oportunidade de o IEAv mostrar às empresas o potencial de suas pesquisas e, com isso, descortinar uma infinidade de investimentos em tecnologias de ponta. Estas se mostram como fatores competitivos em um mercado cada vez mais concorrido, no qual a inovação separa os líderes dos seguidores e que se mostram como uma ótima oportunidade em tempos de crise. Inovação gera emprego, gera oportunidades, faz a economia girar, incentiva e enaltece a educação, favorece as empresas locais e regionais e, finalmente, se mostra como elo fundamental de um ciclo virtuoso no qual o país se escora para atingir posições cada vez mais relevantes no já intrincado e complexo equilíbrio geopolítico mundial”.

Ao final do encontro várias Empresas manifestaram interesse em visitar o IEAv, por vislumbrarem claramente a possibilidade de se estabelecerem parcerias promissoras, nas quais a conjunção de esforços possa conduzir ao desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras.


Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentários