Alunos do IEMA de Axixá Trabalham Para Lançar Satélite

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada dia (06/03) no “Jornal Pequeno” do estado do Maranhão destacando que alunos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) de Axixá trabalham para lançar um pequeno satélite (CanSat).

Duda Falcão

Alunos do IEMA de Axixá Trabalham
Para Lançar Satélite

A ultima etapa é a do lançamento do satélite na atmosfera.
Com previsão para maio a tendência é intensificar
ainda mais os testes.

Da redação: Jornal Pequeno
Data da publicação: 06/03/2019

Foto: Reprodução

Uma equipe composta por alunos e professores do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), unidade de Axixá, vai lançar um CanSat – pequeno satélite construído à base de sucata e produtos de baixo custo. O lançamento está previsto para o dia 15 de maio e acontece durante a mostra de foguetes que será realizada nesse mês pela unidade axixaense do instituto.

A equipe, que recebeu o nome de Sputnik, é composta pelos professores Jonny Erick (química), Walter Castro (geografia), e caio Magno (engenharia mecatrônica) e pelos alunos José Magno, Kassio Wendy, Samuel Amaral (curso técnico em informática) e Guilherme Maciel (curso técnico em eletrônica).

Os trabalhos (estudos aeroespaciais) em torno do projeto iniciaram em 2017, quando parte da equipe participou da Olimpíada Brasileira de Geografia e Astronáutica (OBAA). A participação no evento científico levou um dos aluno as UP Axixá a jornada Espacial no mesm,o ano, em São José dos Campos.

As participações em eventos assim e as conquistas fizeram os professores perceber que alguns dos alunos tinham potencial para a questão aeroespacial. Em 2018, o grupo intensificou os trabalhos nessa área e passou a estudar os foguetes fabricados com garrafa PET.

Jonny Erick revela que ele e os demais estudantes passaram o ano de 2018 estudando a questão teórica. Ele lembra que eles tiveram a oportunidade de ir para a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e lá participaram de um oficina ofertada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) sobre montagem de CanSat.

Na oportunidade, os alunos também conheceu o pessoal da Agencia Espacial Brasileira (AEB), que continuou a ajudar o grupo do Maranhão com material teórico e com a montagem do CanSat. De agosto do ano passado até o início deste ano, eles intensificaram os trabalhos de montagem.

Erick explica que o CanSat é um dispositivo que demanda um pouco mais de conhecimento e de trabalho, devido à complexidade da produção, porque o satélite envolve tanto a questão física quanto a lógica (programação). Entusiasmado, o professor comemora as conquistas e diz que todo o esforço foi válido porque no início de 2019 conseguiram montar o primeiro protótipo.

“Primeiramente testamos os sensores, mas sem montagem, depois partimos para a questão da estrutura, porque há todo um estudo que indica que ele precisa ser leve, ter um peso máximo para ser considerado CanSat”, relata o professor. “Ele tem de ser feito de sucata, produto de baixo custo. Esse é um dos princípios do protótipo do CanSat. O nosso primeiro foi montado numa lata de Red Bull, com dois sensores apenas: de umidade e de temperatura”, acrescentou.

A última etapa é o lançamento do satélite na atmosfera. Com previsão para maio, a tendência é intensificar ainda mais os testes. “Estamos vendo como vamos lançar para verificar se ele está captando as informações dos sensores que implantamos (temperatura e umidade), ou seja, queremos saber se há conexão e leitura dos dados”, conclui o professor.


Fonte: Jornal Pequeno - 06/03/2019

Comentário: Bom, bom, muito bom mesmo. Simplesmente fantástico essa iniciativa desta equipe 'Sputnik' do "Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA)", e o Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza todos os integrantes desta inovadora equipe aeroespacial maranhense. Entretanto leitor, não ficou muito claro nesta matéria como a equipe pretende fazer o lançamento deste CanSat. Diante disto, sugerimos que a equipe entre em contato com a startup brasileira “Acrux Aeroespace Technologies” pelo link: https://www.acruxtech.com.br, pois neste momento certamente é quem dispõe de um foguete capaz de realizar esta missão, e tente junto a eles uma parceria para assim a equipe poder realizar uma missão espacial completa. Quem sabe eles se interessam, não custa tentar galera da "Sputnik". Aproveitamos para agradecer a nossa leitora Mariana Amorim Fraga pelo envio dessa notícia.

Comentários

  1. Que legal que essas iniciativas estejam se espalhando pelo Maranhão. Nessa quarta-feira faremos uma pequena cerimônia no laboratório para a chegada da impressora 3D e a impressão do primeiro CanSat do Projeto Açaísat.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Prof. Brehme!

      Que bom, escreva um artigo sobre esse evento e sobre o projeto deste CanSat que gostarímaos de publicar aqui no Blog, tá ok?

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário